Fiat Pulse tem fabricação iniciada durante os 45 anos da marca no Brasil

Fiat Pulse
Fotos: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

O Fiat Pulse entrou em produção durante um momento histórico para a marca italiana. Na última sexta-feira (9), a fábrica da Fiat do Brasil, localizada na cidade de Betim-MG, completou 45 anos de história. E o inédito SUV compacto, que é um dos lançamentos mais esperados deste segundo semestre, entrou em sua fabricação na fase pré-série.

Fiat Pulse tem fabricação iniciada 

Como parte das comemorações do aniversário da planta, diversas autoridades – dentre eles o governador de Minas Gerais e o Presidente da Stellantis – fizeram uma visita ao lugar para a acompanhar a produção do veículo. Ela está na fase pré-série. Ou seja, o novo modelo ainda passará pela homologação junto a vários órgãos do governo. Isso aconteceu no dia do aniversário da planta da marca.

Fiat Pulse
Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

Nas fotos, podemos ver que algumas destas unidades já estão prontas. A plataforma usada será a MLA. Dentre suas prováveis novidades, destaque para o novo motor GSE 1.0 turbo. Sem falar que algumas versões poderão usar o Firefly 1.3. Já o sistema multimídia irá contar com o Fiat Connect Me.

“Temos muito orgulho de nossas raízes mineiras. Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações aqui em Betim e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, disse o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa.

Leia mais: Segundo SUV da Fiat é confirmado para 2022; veja detalhes

Fotos: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil
Fotos: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

Com o objetivo de ser o ríval do Jeep Renegade e do Hyundai Creta, o Fiat Pulse chega em um momento bastante importante tanto para a história da marca quanto para o mercado.. De um lado, a Fiat vive um ótimo momento. Além de ter o veículo mais vendido (a picape Strada), ela é a montadora líder de vendas. Segundo a Fenabrave, ela possui 22,1% das vendas de veículos entre janeiro e junho deste ano. 

Além disso, os utilitários esportivos vem ganhando mais espaço. Alguns deles já estão entre os 10 carros mais vendidos do País, por exemplo. 

A fábrica aniversariante

Fotos: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

Inaugurada em 9 de julho de 1976, a fábrica da Fiat em Betim-MG, região metropolitana de Belo Horizonte, é bastante importante para a história da indústria automobilistica brasileira. Ela foi a primeira a instalar-se fora do estado de São Paulo.

Além disso, diversos veículos famosos foram feitos por lá. O primeiro foi o icônio hatch 147.  Depois vieram outros sucessos de venda, como o Uno, o Palio e, mais recentemente, a Toro. Segundo a própria Fiat, já foram feitos por lá 16 milhões de veículos (3,6 milhões fora exportados).

Fotos: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil
Fotos: Divulgação/Stellantis/Fiat do Brasil

Ainda de acordo com a maca o Polo Automotivo de Betim gera emprego para 13 mil pessoas. A fábrica ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados. Ela pode ainda produzir 700 mil veículos (entre automóveis de passeio e comerciais leves). Além disso, tem capacidade para a produção de 1,3 milhão de motores e transmissões (por ano).

 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar