O Garagem360 analisou em detalhes todos os aspectos do Honda Civic Híbrido de 11º geração para responder: será que vale o investimento?
Honda Civic Híbrido: por que não faz o sucesso de antes?
O Honda Civic e é sem dúvidas um dos sedãs mais tradicionais no mercado brasileiro. Ele, junto com o Toyota Corolla disputam uma luta de décadas para assumir a liderança da categoria, bem como a predileção do público brasileiro.
No entanto, em 2023, o sedã da Honda que era produzido no mercado brasileiro, passou a ser importado da Tailândia, em sua 11ª geração. E agora é vendido em versão única com motorização híbrida, o grande destaque da nova geração.
VEJA TAMBÉM
Porém, será que o novo motor híbrido e as demais modificações feitas no veículo são suficiente para justificar o alto preço em vestido?
Para método de comparação o Honda Civic de 11ª geração vendido no mercado brasileiro tem preço único de R$265.900. Já o Toyota Corolla em sua versão mais equipada, mais cara e claro, também com motorização híbrida, tem valor de R$198.890.
A discrepância de preço faz entender um pouco das vendas do cenário atual. Para método de comparação, nos quatro primeiros meses de 2024, o Honda Civic vendeu apenas 478 unidades, enquanto o seu rival, o Corolla na carroceria sedã vendeu 10.903 unidades.
Para entender um pouco o motivo das vendas abaixo do esperado, analisamos o Honda Civic por completo, e ao final vamos responder, vale comprar o sedã híbrido da Honda?
A análise foi dividida em partes:
- Motorização
- Design
- Tecnologia
- Segurança
- Espaço
- Experiência ao volante
Motorização híbrida e eficiente
O conjunto híbrido que está embaixo do capô do veículo é composto pelo motor elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm, que trabalha em conjunto com o motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cv de potência e 19,1 kgfm de torque.
Já o segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU – Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.
Em relação ao consumo, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o Honda Civic Híbrido faz 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada – o nível de eficiência energética é de 1,21 MJ/km.
O sistema e:HEV tem três modos de condução:
- EV Drive, 100% elétrico
- Hybrid Drive, elétrico e combustão
- Engine Drive, somente combustão
Eles se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias, etc.
Na grande maioria das situações, o Civic Híbrido é tracionado pelo motor elétrico (EV Drive). O Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador. Em ambas as situações, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica.
A gestão da energia, feita pela PCU (Power Control Unit), gerencia a alta voltagem gerada pela bateria de íons de lítio da IPU.
Por fim, o Engine Drive, modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor a combustão. Na prática, o Engine Drive é ativado em situações de velocidades mais elevadas e constantes, ou seja, exatamente a condição em que motores a combustão trabalham em sua zona de máxima eficiência térmica.
Por fim, a presença de tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, possibilita a seleção entre “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”.
Nova geração ficou mais conservadora
Um dos grandes diferenciais entre o Civic e o Corolla era justamente o desing, onde o sedã médio da Honda adotva um ar mais esportivo e arrojado, enquanto o modelo da Toyota adotava um ar mais conservador.
No entanto, a partir da nova geração o Honda Civic também ficou mais tradicional, com mais traços sofisticados e elegantes do que com aquele realce e apelo esportivo.
De forma geral, o carro adota o conceito “Low&Wide”, onde tem a linha de cintura bem demarcada, o que dá impressão de maior largura e esportividade, sensação acentuada pela ampliação da área envidraçada, o que também promove melhor visibilidade.
As linhas do para-choque e do capô confirmam a nova interpretação dada ao design do Civic Híbrido, conectando visualmente faróis e lanternas iluminados por LED.
Estes, por sua vez, exibem assinatura luminosa com formas similares entre si. O design arrojado das rodas de 17 polegadas reforça a esportividade do modelo.
No design interno, destaca-se a horizontalidade do painel, cujo posicionamento baixo e estilo limpo, sem interferência graças aos difusores de ar ocultos, colabora para elevar a percepção de qualidade e favorece a consulta dos instrumentos, posicionados em tela de TFT colorida de 10,2 polegadas.
O design da cabine é limpo e moderno, com materiais cuja aparência e tato transmitem alta qualidade.
O console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los sem necessidade de cabo.
Sedã também ficou maior e mais confortável
Também houve mudança no quesito espaço. A nova geração rendeu ao carro um significativo aumento da distância entre-eixos (35 mm), que agora é de 2.735 mm.
O porta-malas do Civic Híbrido tem 495 litros, um dos maiores em seu segmento. Além de grande é inteligente e prático.
Ao destravar a tampa (pelo botão na chave ou na porta do motorista), ela se eleva de maneira controlada até o ponto máximo de abertura.
Este movimento é possível por conta da adoção de um sistema de molas de torção que trabalha em conjunto com um amortecedor do tipo mola a gás. Enquanto o primeiro sistema realiza a abertura, o segundo cadencia a velocidade do movimento.
As demais dimensões são de:
- Distância entre eixos 2.735 mm
- Comprimento 4.679 mm
- Altura 1.432 mm
- Largura 1.802 mm
- Peso em ordem de marcha 1.449 kg
- Volume porta-malas 495 litros
- Tanque de combustível 40 litros
Tecnologia embarcada
A alta tecnologia empregada no Honda Civic Híbrido destaca a sua conectividade, cujo papel é fundamental para o conforto, praticidade e segurança a bordo.
Deste modo, condutor e passageiro dispõem de uma central multimídia com tela de 9”, prática e intuitiva em termos de utilização, seja por toque ou comandos de voz. A central possui ainda Apple CarPlay e Android Auto.
A adoção de um painel de instrumentos digital de 10,2” colorido exibe de maneira organizada e personalizável diversas informações sobre a condução. No painel também é possível visualizar a representação gráfica do fluxo de energia do powertrain em tempo real, o que estimula o motorista a uma utilização mais consciente e econômica do Civic Híbrido.
O Civic Híbrido traz diversos outros equipamentos e tecnologias. Fazem parte deste pacote:
- Bancos dianteiros com múltiplos ajustes elétricos para motorista e passageiro e estabilizador corporal
- Chave com partida remota do motor
- Ar-condicionado dual zone com difusores frontais camuflados
- Banco traseiro com encosto rebatível
- Carregador sem-fio para celular
- Difusores de ar
- Portas USB iluminadas na traseira
- Teto solar
- Limpadores de para-brisa inteligentes
Segurança é um dos pontos fortes do sedã
Assim como nos demais modelos da marca, a segurança também é prioridade no Civic Híbrido. O sedan conta com o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular, operada por um microprocessador de imagem de alta capacidade. Ele oferece as seguintes funções:
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Sistema de frenagem para mitigação de colisão
- Sistema de assistência de permanência em faixa
- Sistema para mitigação de evasão de pista
- Ajuste automático de farol
Além do Honda SENSING, o Civic Híbrido traz, pela primeira vez na Honda, airbags laterais também na traseira. Assim, são oito airbags no total.
A lista dos equipamentos de segurança tem ainda:
- Assistente de estabilidade e tração
- Assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro
- Assistente de partida em rampa
- Sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas
- Sistema Isofix
- Alerta de baixa pressão dos pneus
- Câmera de ré
- Sensores de estacionamento na dianteira e na traseira
Confira também: Sem dinheiro para um Civic dos sonhos? Essa pode ser a solução ideal para você
Como é dirigir o Honda Civic Híbrido
O sedã da Honda também passou por aprimoramentos no quesito suspensão e dirigibilidade. Dessa forma, conduzir a 11º geração se tornou uma experiência extremamente confortável, seja na cidade ou na estrada.
Porém, o apelo esportivo também ficou um pouco de lado, muito por conta da transmissão tipo CVT. Porém, o carro continua ágil nas aceleradas e frenagens.
Os itens de assistência ao motorista também facilitam e geram mais segurança.
Se fosse possível deixar o aspecto preço de lado, o Civic é um excelente modelo. Agrega conforto, eficiencia, economia de combustível e alto nível de segurança na dose certa.
Porém, o ar conservador pode ter espantado os mais jovens, e o valor elevado em relação aos demais concorrentes, tornam os emplacamentos uma missão um tanto quanto difícil.