Tesla em apuros: marca pode ser processada por propaganda enganosa de carros autônomos
Entenda os motivos pelos quais a empresa de Elon Musk está sendo processada
Um grupo de consumidores prepara uma ação coletiva contra a Tesla (TSLA). Segundo eles, a empresa de Elon Musk divulgou que os seus carros elétricos seriam capazes de andar pelas ruas sem intervenção humana. A seguir, o Garagem360 conta todos os detalhes.
O que dizem os consumidores?
Um dos clientes que apresentou a queixa foi Thomas LoSavio, morador da Califórnia. Ele disse que adquiriu um novo Tesla, em 2017.
Naquele período, LoSavio pagou US$ 8.000 extras pelo recurso Full Self-Driving ou FSD (modo de condução autônoma).
Segundo o cliente, Tesla e Musk o levaram a crer que teria um carro que dirigisse sem intervenção humana dentro de um “período razoavelmente curto”.
Porém, ele alega que, até 2022, isso não aconteceu:
“nada que se aproximasse remotamente de um carro totalmente autônomo”, explica o cliente.
A propósito, Thomas apresentou a queixa em nome de qualquer proprietário que adquiriu ou alugou um carro da empresa de Musk com piloto automático, piloto automático aprimorado ou FSD desde 2016.
O que disse a Tesla?
Em abril, Musk afirmou que a sua empresa está trabalhando intensamente pela autonomia. Contudo, sobre esse caso específico, a companhia não se manifestou.
Leia também:
-
Donos de carros elétricos da Tesla revelam truque para carregar modelos bem mais rápido
-
Cliente aluga Tesla Model 3 e é multado por não ter abastecido com gasolina
-
Por essa você não esperava: situação inusitada é registrada entre Fiat Uno e um carro da Tesla
O que disse a juíza do caso?
A juíza distrital dos EUA Rita Lin, autorizou o prosseguimento de alguns questionamentos de negligência e fraude do cliente, porém outras foram recusadas pela magistrada.
De qualquer forma, a sua decisão assegura que a investigação vá para o pré-julgamento. Porém, o status de ação coletiva segue sem definição.
Essa não é a primeira vez que a empresa de Elon Musk enfrenta uma turbulência. Atualmente, a companhia passa por várias investigações federais justamente sobre o recurso de assistência ao motorista do piloto automático.
As autoridades avaliam se o modo de condução autônoma foi responsável por alguns acidentes fatais.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.
Leia também: São Paulo tem exposição gratuita de carros em miniatura: veja onde e quando