Elon Musk brasileiro que perdeu a fábrica da Ford para a BYD não desiste e já tem outro local em vista

A Lecar, montadora de carros elétricos nacionais, perdeu, nesta semana, a disputa pela antiga fábrica da Ford, em Camaçari (BA).

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou com a BYD. Mesmo assim, Flávio Figueiredo Assis, que ficou conhecido como Elon Musk brasileiro, não desistiu do Brasil e já tem outro local em vista. Entenda o caso!

Ideia era produzir carro elétrico na Bahia - Foto: divulgação
Ideia era produzir carro elétrico na Bahia – Foto: divulgação

Onde será a fábrica da Lecar no Brasil? 

Até o momento, não há nada decidido. Contudo, a ideia é buscar um local na região de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, uma vez que se trata de um importante polo do segmento automotivo no país. 

Segundo a Lecar, a empresa não vai desistir do mercado brasileiro. 

“Precisamos de industrias nacionais fortes e estratégicas. Temos uma proposta clara de desenvolvimento de fornecedores locais, geração de empregos e renda para o país. Acreditamos e buscamos o incentivo dos governos estaduais e federal para criarmos uma montadora brasileira que será respeitada em todo o mundo. Queremos ser motivo de orgulho”, destaca em comunicado oficial enviado à imprensa. 

Projeto da Lecar é ir além da produção de carros elétricos 

A montadora está quase concluindo o protótipo do LECAR Model 459. Trata-se de um coupé com 400km de autonomia. Estima-se que ele será avaliado em R$ 279 mil.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Contudo, a ideia da fabricante é incluir em seu portfólio a produção de baterias elétricas no país

“O Brasil possui 93% dos minerais que compõe as células de baterias de lítio. Além de sermos autossuficientes, podemos nos tornar uma grande referência no mercado global de veículos elétricos”, destaca.

Leia também:

4 perguntas e respostas para entender o caso! 

1- Quem era o dono do antigo terreno da Ford? 

Era o governo da Bahia, que comprou o terreno. 

2- Por que o terreno era tão disputado?

O local tem aproximadamente 4,6 milhões de m2 de área total. Isso permite que a BYD comece, logo de cara, com 26 novas instalações, que devem ocupar quase 1 milhão de m2. 

3- Qual foi a proposta vencedora? 

Foi a BYD. A montadora chinesa pagou R$ 287.816.458,00 pelo local. Ela pretende produzir os seguintes carros no Brasil: 

Foto: Nicole Santana - Garagem360
Foto: Nicole Santana – Garagem360

4- A Lecar vai recorrer da decisão? 

Não. Segundo fundador da Lecar, Flávio Figueiredo Assis, os advogados da empresa não aconselharam entrar com esta ação. 

“Nossos advogados alertaram sobre a morosidade desta ação e, como não podemos atrasar nossos planos de entregar carros elétricos feitos por brasileiros para brasileiros, desistimos de Camaçari para não atrasar o Brasil”, explica o fundador da Lecar, Flávio Figueiredo Assis. 

Diante de todo esse contexto, o segmento de carros elétricos deve continuar bastante aquecido este ano. Por isso, continue acompanhando o Garagem360 para não perder nenhum detalhe do setor. 

Confira também: BYD e GWM puxam o bonde dos carros elétricos e deixam Toyota e Volvo para trás

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