A Lecar, montadora de carros elétricos nacionais, perdeu, nesta semana, a disputa pela antiga fábrica da Ford, em Camaçari (BA).
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou com a BYD. Mesmo assim, Flávio Figueiredo Assis, que ficou conhecido como Elon Musk brasileiro, não desistiu do Brasil e já tem outro local em vista. Entenda o caso!
Onde será a fábrica da Lecar no Brasil?
Até o momento, não há nada decidido. Contudo, a ideia é buscar um local na região de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, uma vez que se trata de um importante polo do segmento automotivo no país.
Segundo a Lecar, a empresa não vai desistir do mercado brasileiro.
“Precisamos de industrias nacionais fortes e estratégicas. Temos uma proposta clara de desenvolvimento de fornecedores locais, geração de empregos e renda para o país. Acreditamos e buscamos o incentivo dos governos estaduais e federal para criarmos uma montadora brasileira que será respeitada em todo o mundo. Queremos ser motivo de orgulho”, destaca em comunicado oficial enviado à imprensa.
Projeto da Lecar é ir além da produção de carros elétricos
A montadora está quase concluindo o protótipo do LECAR Model 459. Trata-se de um coupé com 400km de autonomia. Estima-se que ele será avaliado em R$ 279 mil.
Contudo, a ideia da fabricante é incluir em seu portfólio a produção de baterias elétricas no país.
“O Brasil possui 93% dos minerais que compõe as células de baterias de lítio. Além de sermos autossuficientes, podemos nos tornar uma grande referência no mercado global de veículos elétricos”, destaca.
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4 perguntas e respostas para entender o caso!
1- Quem era o dono do antigo terreno da Ford?
Era o governo da Bahia, que comprou o terreno.
2- Por que o terreno era tão disputado?
O local tem aproximadamente 4,6 milhões de m2 de área total. Isso permite que a BYD comece, logo de cara, com 26 novas instalações, que devem ocupar quase 1 milhão de m2.
3- Qual foi a proposta vencedora?
Foi a BYD. A montadora chinesa pagou R$ 287.816.458,00 pelo local. Ela pretende produzir os seguintes carros no Brasil:
4- A Lecar vai recorrer da decisão?
Não. Segundo fundador da Lecar, Flávio Figueiredo Assis, os advogados da empresa não aconselharam entrar com esta ação.
“Nossos advogados alertaram sobre a morosidade desta ação e, como não podemos atrasar nossos planos de entregar carros elétricos feitos por brasileiros para brasileiros, desistimos de Camaçari para não atrasar o Brasil”, explica o fundador da Lecar, Flávio Figueiredo Assis.
Diante de todo esse contexto, o segmento de carros elétricos deve continuar bastante aquecido este ano. Por isso, continue acompanhando o Garagem360 para não perder nenhum detalhe do setor.
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