Tesla é alvo de investigação do governo americano por defeito em Model Y

A NHTSA abre investigação sobre 174 mil Tesla Model Y 2021 por falha em maçanetas eletrônicas. O problema, que pode impedir a abertura das portas, levanta sérias preocupações de segurança.

A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA abriu uma investigação sobre cerca de 174 mil veículos Tesla Model Y 2021 devido a relatos de que as maçanetas eletrônicas das portas podem falhar. A agência recebeu diversas queixas de motoristas que ficaram sem acesso ao veículo, um problema especialmente preocupante para pais que saíram do carro para pegar ou colocar uma criança no banco traseiro.

Falha em maçanetas: Tesla Model Y é alvo de investigação do governo americano

A avaliação preliminar é o primeiro passo para um possível recall, caso a agência conclua que a falha representa um risco à segurança dos ocupantes.

A NHTSA registrou nove relatos de pais que não conseguiram abrir as portas de seus veículos, sendo que em quatro desses casos, foi necessário quebrar a janela do carro para recuperar o acesso. A agência ressalta que, embora os carros da Tesla tenham aberturas manuais internas, crianças podem não conseguir usá-las, mesmo que os adultos saibam de sua existência.

Análises iniciais sugerem que a falha pode estar relacionada à voltagem insuficiente da bateria. Proprietários relataram que as maçanetas pararam de funcionar sem qualquer aviso prévio de bateria fraca.

Tesla Model Y é alvo de investigação do governo americano - Foto: Divulgação
Tesla Model Y é alvo de investigação do governo americano – Foto: Divulgação

Um problema sob os holofotes

A investigação da NHTSA acontece dias depois de uma reportagem da Bloomberg revelar uma série de incidentes em que pessoas ficaram feridas ou morreram por não conseguirem abrir as portas de veículos Tesla que ficaram sem energia após colisões.

Desde 2018, a agência já recebeu mais de 140 reclamações sobre o travamento ou mau funcionamento das portas em vários modelos da marca.

O problema das maçanetas elétricas está sob crescente escrutínio global. A China e a Europa, por exemplo, estão considerando novas regulamentações para garantir a segurança dos ocupantes em caso de acidentes, especialmente para pessoas com deficiência, idosos ou crianças pequenas que podem ter dificuldade em usar as travas manuais.

A Tesla já enfrenta outras investigações da NHTSA, incluindo a do seu sistema de direção autônoma e de uma atualização de software que visava tornar o piloto automático mais seguro.


Você se sentiria seguro com um veículo que depende de um sistema eletrônico para abrir as portas? A segurança deve vir em primeiro lugar, independentemente da inovação? Deixe sua opinião nos comentários.

Leia aqui: Queda da Tesla: o colapso de 80% para 38% da participação de mercado nos EUA

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA