Taxa de exames médico e psicotécnico tem reajuste de 18% em MG; veja preço

O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) divulgou uma nova tabela com reajuste de 18% na taxa dos exames médico e psicotécnico. Os novos valores para a realização de serviços prestados pelas clínicas credenciadas junto ao Detran-MG começam a valer a partir do próximo dia 1º de fevereiro. Atualmente, pelos exames são cobrados R$ 169,28. Com o reajuste, a taxa passará para R$ 200,20.

Entenda o aumento da taxa de exames médico e psicotécnico em MG

Taxa de exames médico e psicotécnico tem reajuste de 18% em MG; veja preço
Exame psicotécnico avalia concentração e memória do candidato à habilitação (Foto: Vixit/Shutterstock)

As clínicas médicas e psicológicas são credenciadas para realizar os exames de aptidão física e de avaliação psicológica em candidatos à permissão para dirigir veículo automotor e à troca de categoria, assim como para condutores que desejam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Decreto Estadual nº 47.626, de 2019, determina o reajuste anual dos valores dos exames psicológicos e médicos. No entanto, segundo a justificativa do Detran-MG, a última atualização da tabela havia ocorrido em janeiro de 2018, “gerando considerável perda inflacionária e desequilíbrio econômico para o exercício das atividades das clínicas credenciadas”.

VEJA TAMBÉM

Os novos valores foram calculados pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no período de 1º de abril de 2019 até 31 de dezembro de 2021.

Para que servem os exames

A primeira finalidade do exame médico do Detran é fazer com que o motorista tenha consciência de suas condições de saúde, uma vez que seus efeitos tornam-se irreversíveis no trânsito. No exame, são analisadas a capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial e outros pontos que o perito julgar necessários.

Após essa avaliação, o candidato pode ser considerado apto, apto com restrição  (por precisar usar lentes ou óculos), inapto temporário ou inapto, se há alguma patologia que contraindique definitivamente a dirigir.

Se o condutor estiver em tratamento por alguma doença, que possa interferir na condução de um veículo – como, por exemplo, problemas no coração, neurológicos, epilepsia ou uso de medicamentos controlados – o perito poderá lançar o resultado “inapto temporário” e solicitar um parecer atualizado do médico especialista do candidato para concluir a avaliação.

Taxa de exames médico e psicotécnico tem reajuste de 18% em MG; veja preço
Avaliação da visão é uma das checagens feitas por médicos para validar aptidão do motorista (Foto: Shuttestock)

Por sua vez, o exame psicotécnico é um método de avaliação de personalidade. Por meio desse tipo de exame, é possível definir o comportamento padrão de um grupo ou de uma única pessoa, bem como definir os indivíduos e suas reações em diversas situações do cotidiano.

O teste evidencia o nível de habilidades necessárias para um motorista, como raciocínio lógico, tomada de decisões, processamento de informação, tomada de informação, comportamento, concentração e memória.

Esse tipo de avaliação é importante, pois o motorista vai se deparar com diversas situações no trânsito que exigem as habilidades citadas acima. Além disso, algumas delas são estressantes e requerem não apenas um bom controle do volante, mas também equilíbrio mental e emocional.

Com base nas análises realizadas pelos avaliadores, são três os resultados possíveis para o teste psicotécnico: 

  • Apto – quando apresentar desempenho condizente para a condução de veículo
  • Inapto – quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor. 
  • Inapto temporário – quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo, porém passível de adequação.

Todos aqueles que estão no processo de tirar sua primeira carteira de habilitação precisam fazer o teste psicotécnico do Detran. Quem teve a carteira de habilitação cassada também precisa passar pelo teste novamente, já que a pessoa só poderá iniciar o curso de reciclagem após ter sido aprovada nos exames médico e psicológico.

Se você estiver numa dessas situações, veja dicas de como passar no teste psicotécnico do Detran.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar