CNH Social: Amazonas chama 18,7 mil pessoas para obter habilitação gratuita

O governo do Amazonas anunciou a sexta convocação do projeto CNH Social, que fornece a Carteira Nacional de Habilitação gratuita para pessoas de baixa renda. Desta vez, são mais dez mil novos contemplados, além de outros 8,7 mil inscritos de chamadas anteriores que estão sendo reconvocados. 

Conheça o projeto CNH Social no Amazonas

CNH Social: Amazonas chama mais de 18 mil pessoas para obter habilitação gratuita
CNH Social é considerado programa de inclusão para pessoas de baixa renda (Foto: Divulgação/Senatran)

Desde o seu lançamento, em dezembro de 2021, o projeto já alcançou 35 mil pessoas em todo o Amazonas.

Na opinião do governador Wilson Lima (União Brasil-AM), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que coordena o CNH Social, se destaca, entre os demais órgãos de trânsito do Brasil, por realizar um projeto social. Para muitos dos contemplados, a CNH aumenta a possibilidade de garantir uma vaga no mercado de trabalho.

VEJA TAMBÉM

Existe uma série de critérios, exigências e pré-requisitos para o cidadão ter acesso à CNH Social. A primeira delas é fazer parte do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). 

“O nosso objetivo é dar oportunidade àquelas pessoas de baixa renda, aquelas pessoas em condição de vulnerabilidade social, que de outra forma não teriam possibilidade de tirar carteira de habilitação, tudo isso faz com que essas pessoas tenham mais oportunidade de ser inseridas no mercado de trabalho”, afirma o governador.

Dos 8,7 mil futuros motoristas que estão sendo reconvocados pelo não comparecimento na chamada anterior, 7,1 mil são oriundos da capital e 1,6 mil, do interior.

A lista completa com os nomes dos selecionados está disponível no site do Programa Detran Cidadão. Além disso, os contemplados também serão avisados, via mensagem de texto (SMS), para agendar atendimento.

Segundo o Detran-AM, esta é uma das últimas convocações das mais de 284 mil pessoas que se inscreveram na primeira fase do projeto CNH Social. Outras cinco mil pessoas do interior ainda deverão ser convocadas no final deste mês, totalizando 40 mil contemplados em todo o Estado.

CNH Social: Amazonas chama mais de 18 mil pessoas para obter habilitação gratuita
Candidatos à CNH fazem aulas práticas gratuitamente (Foto: Divulgação/Detran-AM)

Entrega de documentação

Todos os selecionados precisam apresentar documentação para a abertura do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). No caso dos selecionados residentes em Manaus, o atendimento deve ser agendado diretamente no site do Detran-AM.

Para os selecionados do interior, o agendamento deverá ser feito presencialmente, entre os dias 9 e 31 de janeiro. Nos municípios onde o Detran-AM não possui posto de atendimento, o contemplado deve procurar a autoescola credenciada local para realizar a entrega da documentação.

Para o atual chamamento, os contemplados podem realizar o agendamento no site do Detran Cidadão, assim como os remanescentes da segunda chamada.

Os documentos a serem apresentados são: RG, comprovante de residência, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral (obtido no site do TRE) e, para os municípios onde não há captura de imagem e biometria, duas fotos 3×4 em fundo branco.

Mais vagas para o interior

Após a convocação de cinco mil novos selecionados do interior, serão abertas novas inscrições para o programa CNH Social. Aqueles que se inscreveram na primeira fase, mas não foram contemplados, poderão se inscrever novamente, desde que continuem inscritas no CadÚnico.

“Em janeiro, quando o governador anunciar esses cinco mil do interior para a gente encerrar esse ciclo do primeiro ano de CNH Social, essas pessoas vão comparecer nos postos de atendimento. Temos 27 municípios onde não existem postos, mas nós vamos montar uma força-tarefa com colaboradores do Detran para que as pessoas possam ser atendidas”, informa o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar