Tabela Fipe é deixada de lado e veículos são vendidos por até 40% a mais; tá certo isso?

Entenda como está o cenário atual do mercado brasileiro em relação a Tabela Fipe; veja os seus principais impactos

A Tabela Fipe sempre foi referência no mercado automotivo. Porém, alguns vendedores estão ignorando essa importante fonte de informação. Logo abaixo, o Garagem360 explica mais detalhes sobre esse cenário. Acompanhe!

O que é a Tabela Fipe? 

A Tabela Fipe exibe os valores médios de carros anunciados pelos vendedores no mercado brasileiro. Em outras palavras, trata-se de uma fonte de pesquisa que é usada como um guia para negociações ou avaliações. 

A atualização da Tabela Fipe ocorre todos os meses. Mensalmente, a pesquisa ajusta detalhes do veículo, como versão, conjunto mecânico, ano e modelo. 

É importante destacar que os valores podem sofrer alterações de acordo com a região, a conservação do automóvel, cor, acessórios ou qualquer outro item que possa afetar as condições do veículo. 

Leia também:

Por que a Tabela Fipe é importante? 

Foto: Nicole Santana - Garagem360
Foto: Nicole Santana – Garagem360

Os compradores e vendedores usam a Tabela Fipe como referência para compreender o preço real do carro antes da negociação. As seguradores, por sua vez, pegam a tabela como base para estabelecer o valor da indenização em situações de sinistro. Já os bancos e financeiras, usam a Tabela Fipe para aprovar financiamento e créditos automotivos. 

O que tem acontecido no mercado automotivo atualmente? 

Foto: Nicole Santana - Garagem360
Foto: Nicole Santana – Garagem360

A realidade que o mercado enfrenta é que, em grande parte dos casos, alguns veículos estão sendo vendidos por valores muito acima da Tabela Fipe

Um bom exemplo disso é a Mercedes C180 2018 com 20.000 km, que é negociada por uma quantia de 38% acima da Tabela Fipe. Já o Volkswagen T-Cross Highline 2021 com 16.000 km, está com 22% acima do valor da tabela. 

Diante dessa realidade, o segredo é continuar pesquisando para encontrar valores que estão de acordo com a Tabela Fipe. E, em último caso, até optar por um outro automóvel. Assim, você ficará mais confiante que não terá muito prejuízo no futuro.

E você, já observou essa mudança de comportamento no mercado? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: Chevrolet promete restaurar e vender carros clássicos vendidos no Brasil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA