SUV mais barato do Brasil decepciona em teste de segurança

Mais um carro do grupo Stellantis deixa a desejar no quesito segurança. O Fiat Pulse, o SUV mais barato do Brasil, obteve apenas 2 (duas) estrelas no Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP.

SUV mais barato do Brasil, Fiat Pulse, decepciona em testes de segurança - Foto: Latin NCAP

 

SUV mais barato do Brasil, Fiat Pulse, decepciona em testes de segurança – Foto: Latin NCAP

 

SUV mais barato do Brasil leva apenas 2 estrelas em teste de segurança

De acordo com a Latin NCAP, a carência na proteção lateral para a cabeça, baixa pontuação na proteção dos ocupantes infantis, disponibilidade limitada do ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) são os principais problemas do veículo. 

Embora tenha 4 airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, o Fiat Pulse apresenta uma série de limitações, que segundo a entidade o impedem de obter melhores classificações

O SUV alcançou as seguintes pontuações:

  • 67,18% em Ocupante Adulto
  • 55,88% em Ocupante Infantil
  • 45,39% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas 
  • 55,81% em Assistência à Segurança. 

Entre os testes realizados estão o impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de ESC/Moose.

Os testes foram realizados na versão de entrada do Pulse (Driver 1.3 MT) vendida a R$ 100.990. Outras versões oferecem como opcionais, a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS).

Veja abaixo o vídeo dos testes:

A Latin NCAP ressalta ainda que o veículo oferece airbags padrão, mas não disponibiliza os airbags de cortina, limitando a proteção apenas aos assentos dianteiros. 

“Os sistemas de airbag para tórax e cabeça podem ser uma solução temporária, mas definitivamente não são uma solução robusta”, ressalta o relatório.

O problema mais grave diz respeito à proteção dos ocupantes crianças, limitada na cabeça em impactos frontais e laterais. Além disso, há pouco espaço para a instalação dos SRIs ISOFIX.

O que diz a Latin NCAP

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, enfatizou:

“O Stellantis demonstrou com o Fiat Pulse que pode incorporar os requisitos do Latin NCAP desde o início do desenvolvimento de um novo modelo.

Entretanto, a estratégia de segurança demonstrou não ter a robustez necessária, especialmente em relação à proteção da cabeça em caso de impacto lateral, ao desempenho estrutural em testes de colisão e à disponibilidade do AEB, que precisam ser melhorados.

Esses recursos de segurança e os esforços relacionados para aprimorá-los devem definitivamente ser disponibilizados como padrão para os modelos mais baratos e mais populares, como já foi feito por outros concorrentes.”

Já Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, pede à Fiat e ao grupo Stellantis que melhorem a segurança básica em toda a sua frota, priincipalmente na melhora da proteção da cabeça.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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