SUV gasta mais freio e pneu? Veja motivo e 3 dicas para economizar

Comprou um SUV e se assustou com o gasto de freios e pneus? O peso é o vilão! Veja 3 dicas de ouro para economizar na manutenção

Quem compra um “grandão” pelo conforto e espaço muitas vezes toma um susto quando nota que SUV gasta mais freio e pneu que um carro comum. A conta da manutenção chega mais rápido e mais salgada, e a culpa é da física. Mas hoje, o Garagem360 te ajuda com 3 dicas para driblar a situção. Confira!

Por que SUV gasta mais freio e pneu?

A resposta é simples: peso. Primeiramente, um SUV médio pesa facilmente 300 ou 400 quilos a mais que um sedan ou hatch. E essa diferença de peso é o que “mata” os componentes de desgaste.

SUV gasta mais pneu e freio
VW T-Cross. Foto: Divulgação

 

Pense assim: é muito mais fácil parar um carrinho de supermercado vazio do que um cheio. O SUV é o carrinho cheio. Todo o sistema de freio e suspensão precisa lidar com mais massa o tempo todo. Embora as peças (discos, pastilhas) sejam maiores, o desgaste é acelerado. Entendeu?

Pneu: o primeiro a sentir o peso

O pneu é o que liga o carro ao chão. Em um SUV, ele tem que aguentar mais peso “esmagando” ele contra o asfalto. Isso gera mais calor e exige mais da estrutura de borracha. Assim, se a calibragem estiver errada, o problema piora. 

Um pneu murcho em um carro pesado deforma muito mais. Isso faz o carro gastar mais combustível e “come” as bordas do pneu em poucos meses.

Freio: o ‘herói’ que paga o preço

Para parar um veículo pesado, o freio precisa gerar muito mais atrito. As pastilhas “mordem” os discos com mais força e por mais tempo.

SUV gasta mais pneu e freio
Foto: Shutterstock

 

Esse esforço extra gera um calor muito maior. E o calor é o inimigo número um do sistema de freio. Ele acelera o desgaste das pastilhas e pode até empenar os discos. Por isso, a troca de pastilhas em um SUV é, quase sempre, mais frequente.

3 dicas de para seu SUV não ‘comer’ pneu e freio

Você não pode mudar o peso do carro, mas pode mudar o jeito que dirige. Algumas fabricantes sempre dão dicas que valem ouro. Confira dicas bem úteis:

  • Seja o “rei da calibragem”: em um SUV, a calibragem é o item mais importante. Um pneu com 2 ou 3 libras a menos já aumenta muito o desgaste. Calibre toda semana, sempre com os pneus frios, seguindo o manual.
  • Use (e abuse) do freio motor: esta é a melhor dica. Em descidas, não fique “pisando e soltando” o freio. Reduza a marcha (mesmo no automático, use o modo “L” ou as borboletas). Deixar o motor segurar o carro economiza as pastilhas de forma impressionante.
  • Dirija com “antecipação”: evite arrancadas fortes e freadas bruscas. O SUV não é um carro esportivo. Quanto mais suave você for no acelerador e no freio, mais tempo as peças vão durar.

A princípio, o SUV é um carro excelente, mas cobra seu preço na manutenção. Entender que ele é um veículo pesado é o primeiro passo para dirigir de forma mais inteligente e economizar na oficina.

E você, tem um SUV? Já percebeu esse gasto maior? Deixe seu comentário abaixo e conte sua experiência!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.