SUV da Jeep cotado para o Brasil vende mais de 200 mil unidades na Europa
O Jeep Avenger, SUV compacto de sucesso na Europa, já acumula mais de 200 mil pedidos. Saiba mais sobre a versão 4xe com tração integral e os rumores sobre sua chegada ao Brasil.
Enquanto alguns modelos da Jeep enfrentam desafios em mercados como o norte-americano, um pequeno gigante está conquistando o Velho Continente. O Jeep Avenger, um crossover compacto produzido na Polônia e originalmente projetado para o mercado europeu, acaba de superar a marca de 200.000 pedidos.
Esse número impressionante é um feito e tanto para um modelo lançado no final de 2022, especialmente após a descontinuação do Renegade no ano passado na Europa, devido à queda nas vendas.
SUV da Jeep cotado para o Brasil vende mais de 200 mil unidades na Europa
O sucesso estrondoso do Avenger na Europa contrasta com a performance de outros veículos da marca. Nos EUA, por exemplo, a linha Wagoneer e Grand Wagoneer tem enfrentado dificuldades, e o Jeep Gladiator, que já foi aclamado, mal tem saído das concessionárias.
Enquanto a Jeep tenta reverter a situação nesses mercados com versões “Super” e descontos agressivos, o Avenger, mais compacto e eletrificado, segue em sua trajetória de sucesso.
Um dos fatores que promete impulsionar ainda mais as vendas e a versatilidade do Avenger é o lançamento do Avenger 4xe. Esta nova versão finalmente adiciona a característica tração integral da Jeep à linha, algo que estava ausente no modelo elétrico original.
E não é apenas um recurso de marketing: o 4xe combina um motor a gasolina turbo de 1.2 litro com dois motores elétricos (um em cada eixo), entregando 145 cavalos de potência e verdadeira vetorização de torque em ambos os eixos.
Embora não seja um Wrangler, o Avenger 4xe surpreende com sua capacidade off-road. Ele possui 210 mm de distância do solo, capacidade de travessia de água de 400 mm, ângulos de entrada e saída adequados, e um sistema Selec-Terrain para lama, areia e neve.
Há até um bloqueio mecânico do diferencial traseiro, tornando-o um off-road leve genuinamente utilizável e eficiente para o uso urbano. Essa versão se posiciona abaixo do Compass 4xe, oferecendo capacidade comparável em um pacote menor, mais leve e mais acessível.
Interior minimalista, mas moderno
Por dentro, a cabine do Avenger 4xe mantém a essência do modelo elétrico, mas com adições pensadas para os amantes de atividades ao ar livre. Os bancos são revestidos em neoprene, há superfícies fáceis de limpar e um assoalho do porta-malas lavável e resistente, ideal para quem busca aventura.
Em termos de tecnologia, o Avenger não deixa a desejar, contando com duas telas digitais de 10,25 polegadas (uma para o motorista e outra para a central multimídia), Apple CarPlay sem fio e o sistema Uconnect da Jeep. Apesar do espaço limitado no banco traseiro – uma característica comum em veículos compactos –, o SUV entrega modernidade e funcionalidade.
O êxito do Jeep Avenger na Europa, especialmente com a chegada da versão 4xe, levanta especulações sobre sua possível vinda para o Brasil, onde o segmento de SUVs compactos é extremamente popular. Será que veremos esse sucesso europeu nas ruas brasileiras em breve?
Leia também: Mulheres elegem Jeep Avenger como melhor SUV familiar por ESTE motivo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.