Stellantis inicia a produção do Jeep Avenger, novo SUV menor que o Renegade

Com porte menor que o Renegade e visual inspirado no Compass, o Jeep Avenger, novo SUV da marca, teve a produção iniciada na Europa. O modelo será comercializado em versões a combustão e elétrica.

O Jeep Avenger teve produção iniciada no mercado europeu. O SUV menor que o Reengade terá versões elétricas e a combustão
Menor que o Renegade, modelo terá versões elétrica e a combustão (Foto: Divulgação/Jeep)

Jeep Avenger, o Carro do Ano 2023, começa a ser produzido na Europa

A produção em série do Jeep Avenger, novo SUV compacto da montadora, foi iniciada no último dia 31 e anunciada pela marca nesta semana. O menor carro da Jeep e primeiro com motorização 100% elétrica é feito na fábrica da Stellantis na cidade de Tuchy, na Polônia. O lançamento oficial será no segundo trimestre.

O carro é um marco na história da empresa, já que inicia uma nova fase em termos de eletrificação. Antes do Avenger, a Jeep possuía apenas modelos a combustão e híbridos, como o Jeep Compass 4xe, único eletrificado da marca vendido no Brasil.

VEJA TAMBÉM

De acordo com a empresa, o utilitário esportivo Jeep Avenger lidera a introdução de um portfólio de veículos totalmente elétricos capazes de enfrentar diversos tipos de terreno, e é um componente chave em uma estratégia global de eletrificação, à medida que a marca avança para se tornar a líder mundial em SUVs zero emissão.

Com isso, mesmo sendo o menor modelo da marca, ele ainda oferece tamanhos e capacidades de um carro off-road. Nesse sentido, ele conta com controle de descida e seletor de terreno como itens de série. Também são favoráveis ao modelo os ângulos de entrada, saída e distância do solo.

Eleito o Carro do Ano 2023 na Europa, o Jeep Avenger está equipado com um sistema de propulsão elétrica de 400 Volts de nova geração, que combina um novo motor elétrico de 156 cv e 26,5 kgfm de torque. A bateria possui 54 kWh de capacidade.

No que diz respeito ao alcance, o modelo é capaz de rodar 400 km no ciclo WLT. Porém, de acordo com a marca, o carro pode chegar a 550 km quando usado em um perímetro exclusivamente urbano, em baixas velocidades.

O Jeep Avenger teve produção iniciada no mercado europeu. O SUV menor que o Reengade terá versões elétricas e a combustão
Modelo teve produção iniciada no último dia de janeiro e será lançado no 2º trimestre (Foto: Divulgação/Jeep)

Também é válido destacar que, além das versões movidas a eletricidade, o SUV também terá versões a combustão em alguns países da Europa. Neles, o modelo terá embaixo do capô um motor 1.2 a gasolina.

Sobre suas dimensões e capacidade, o carro de apenas 4,08 metros e, no porta-malas, volume de 380 litros nas versões a gasolina e 355 litros nas configurações elétricas. Para método de comparação, o Jeep Renegade tem 4,26 metros e porta-malas de 320 litros. Ou seja, por mais que o novo Avenger seja menor, ele tem 35 litros a mais de capacidade em relação às bagagens.

O Jeep Avenger conta com quatro versões de acabamento (Avenger, Longitude, Altitude e Summit), sete cores para a carroceria e cinco pacotes de personalização. O modelo foi revelado no Salão do Automóvel de Paris de 2022 e já teve mais de 10.000 unidades vendidas desde a abertura dos pedidos, em 1º de dezembro de 2022.

O Jeep Avenger teve produção iniciada no mercado europeu. O SUV menor que o Reengade terá versões elétricas e a combustão
Versão elétrica do Avenger tem alcance de 400 km (Foto: Divulgação/Jeep)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar