SUV compacto da Toyota estreia nova geração, mas já foi VETADO para o BR
Toyota estreia nova geração de SUV compacto na Europa. Exemplo de bom design, carro já foi descartado para o mercado brasileiro.
O SUV compacto Toyota C-HR teve o lançamento de sua segunda geração nesta segunda-feira (26), no mercado europeu. O modelo foi redesenhado em relação à versão original, de 2016, ressaltando ainda mais o seu design inovador, próximo dos cupês esportivos contemporâneos – na mesma pegada do nosso conhecido Fiat Fastback, por exemplo.
Saiba mais sobre o C-HR, o SUV compacto da Toyota
Por sinal, o SUV compacto chegou a ser cotado para o Brasil, sendo testado por aqui logo após o seu lançamento na Europa. No entanto, o modelo foi considerado inviável para o mercado brasileiro – devido ao alto nível de sofisticação e, consequentemente, do alto preço, que ficaria muito acima do que o consumidor brasileiro estaria disposto a pagar, na avaliação da montadora japonesa.
Na Europa, isso não foi um empecilho. Ao contrário, o modelo transformou a percepção pública da Toyota no continente, acrescentando uma forte dimensão emocional à marca. O C-HR se tornou o carro de melhor desempenho da Toyota para “vendas de conquista” – aquelas que atraem novos clientes para a marca.
A geração atual realça a característica de design de vanguarda, traz novas e avançadas tecnologias e uma gama de motorizações híbridas (HEV) e híbridas plug-in (PHEV) com maior potência.
Segundo a montadora, “também reforça o compromisso da Toyota com a Europa: o novo modelo foi concebido na Europa com os clientes europeus em mente, e está sendo construído exclusivamente na Europa, incluindo a montagem de suas unidades de bateria de alta tensão”.
Ou seja, o Toyota C-HR está novamente vetado para o mercado brasileiro. Por aqui, a montadora japonesa está focada em vender o Corolla Cross e, em breve, o Yaris Cross, SUVs de um porte maior e que encontram um posicionamento de mercado mais viável.
O design de SUV com suas linhas semelhantes a um cupê foi acentuado na nova geração do carro. O desenho frontal apresenta a nova face dos SUVs da Toyota, visto também no bZ4X totalmente elétrico e no novo Prius.
A aparência dinâmica do carro é reforçada por saliências curtas e rodas grandes (de até 20 polegadas). A pintura da carroceria em dois tons traz o teto preto estendendo-se até o para-choque traseiro.
“Os esforços foram concentrados em criar uma aparência perfeita com linhas de fechamento mais estreitas e integração perfeita de câmeras, radar e lava-faróis com uma abordagem de tecnologia oculta”, explica a montadora.
As equipes de design e aerodinâmica da Toyota trabalharam juntas para garantir que o exterior fosse aerodinamicamente eficiente e visualmente impressionante.
Isso garantiu a otimização do fluxo de ar sobre e ao redor do veículo em detalhes, incluindo o perfil preciso do para-choque dianteiro e o formato do spoiler traseiro do teto.
O interior entrega uma aparência mais premium e refinadas. A Toyota buscou criar uma experiência de usuário perfeita, intuitiva e personalizada, entregando um “ecossistema automotivo” conectado, no qual motorista e passageiros podem usar um aplicativo em seu telefone, uma tela sensível ao toque ou comandos de voz para controlar um ampla gama de funções.
Um cenário de boas-vindas se desenvolve automaticamente quando o motorista se aproxima de seu veículo, com o aumento das luzes externas – incluindo a iluminação da nova assinatura luminosa do Toyota C-HR na porta traseira.
As configurações preferidas do motorista para (quando especificado) posição do assento, visor digital do instrumento, visor frontal e tela multimídia são aplicadas automaticamente.
O Toyota C-HR apresenta um novo painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas. Os gráficos são nítidos e as informações são divididas claramente e fáceis de ler.
A exibição pode ser ajustada para priorizar diferentes conteúdos de acordo com a preferência do motorista ou o tipo de viagem que está sendo feita, por exemplo, destacando as informações que o sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) ativa ao entrar em uma rodovia.
Existem três layouts predefinidos que podem ser personalizados usando os interruptores no volante. A qualidade e a facilidade de uso são aprimoradas pelo uso consistente de cores, fontes para o painel de instrumentos e a tela da central multimídia de 8 a 12,3 polegadas, a depender da versão.
O pacote multimídia Toyota Smart Connect provê conexão sem fio para smartphone via Apple CarPlay ou Android Auto. O sistema fornece informações sobre alcance elétrico e locais de carregamento (para a versão PHEV).
Os proprietários também poderão usar o aplicativo de smartphone MyT para controle remoto das funções do veículo, incluindo a operação do sistema de ar condicionado para aquecer ou resfriar o carro antes de fazer uma viagem.
O Toyota C-HR apresenta uma função de estacionamento automático única no segmento. Um aplicativo estará disponível para permitir o estacionamento totalmente remoto, com o motorista fora do veículo, permitindo manobras precisas em espaços limitados. O carro também é dotado de todos os principais recursos eletrônicos de assistência ao motorista voltados à segurança.
Quatro opções de motorização
O novo Toyota C-HR oferece quatro opções de powertrains eletrificados.
A gama inclui versões de 1,8 e 2,0 litros híbrido elétrico (HEV) e um modelo de 2,0 litros plug-in híbrido elétrico (PHEV). A variante HEV de 2,0 litros também estará disponível com a opção de tração integral inteligente (AWD-i).
O trem de força híbrido de 1,8 litro, também apresentado na nova família Corolla, é focado no desempenho ecológico, mas tem significativamente mais potência do que o atual Toyota C-HR elétrico híbrido de 1,8 litro. O Hybrid 200 é uma proposta ainda mais forte, com sua maior potência.
O PHEV de 2,0 litros proporciona uma condução totalmente elétrica no dia a dia e um desempenho elétrico híbrido altamente eficiente para viagens mais longas.
A opção AWD-i disponível na versão HEV de 2,0 litros oferece maior tração e estabilidade ao arrancar, fazer curvas ou dirigir em superfícies escorregadias, apoiada por um gerador de motor elétrico compacto e de alto torque adicional no eixo traseiro do carro. Este sistema pode operar em uma ampla gama de velocidades de veículos e condições de estrada.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.