Stellantis tem carta na manga para evitar incêndios com baterias de carros elétricos
Stellantis tem carta na manga para evitar incêndios com baterias de carros elétricos. Veja como funciona a solução da montadora.
A Stellantis, gigante automotiva dona das marcas Fiat, Peugeot, Jeep, Ram e outras, surpreendeu o mercado ao registrar uma patente para evitar incêndios com baterias de carros elétricos.
Pode parecer inusitado, mas a empresa lançou um sistema de escape para os modelos eletrificados: um escape.
Sistema de escape da Stellantis pode evitar incêndios com baterias de carros elétricos
Nos carros a combustão, o escape é um componente do sistema de exaustão e tem a tarefa de remover gases e resíduos que resultam da combustão interna do motor.
A patente pela United States Patent and Trademark Office (USPTO) descreve o sistema como como uma ferramenta para liberação de gases em situações críticas, a exemplo do superaquecimento extremo das baterias ou após colisões graves.
Em outras palavras, na concepção da Stellantis, nos modelos elétricos esse item tem a função de eliminar gases que podem ser formados em uma condição chamada de “fuga térmica”.
A fuga térmica é um fenômeno ocasionado pelo aquecimento além do limite das baterias baterias de íon-lítio resultando na liberação de substâncias inflamáveis, como hidrogênio, propano, metano e acetileno. Uma vez presos no interior do veículo, pode haver o risco de combustão, e como consequência os incêndios.
Com o sistema de escape proposto pela empresa, os gases são expelidos, reduzindo as chances de aquecimento e acidentes. Além disso, a proposta inclui o tratamento dos gases nocivos no interior do sistema de escape, mantendo seu volume estável.
A marca já implementou uma tecnologia semelhante no Dodge Charger Daytona elétrico. Conforme apurou o site norte-americano Green Car Reports, o muscle car elétrico ganhou um escapamento, mas sua função é reproduzir o som e vibração de um motor V8.
Tecnologia Bio-Hybrid
Recentemente a Stellantis disponibilizou no mercado a tecnologia Bio Hybrid, dividida em quatro plataformas: Bio-Hybrid (híbrida leve), Bio-Hybrid (híbrida plena) e-DCT (híbrida plug-in – recarga externa) e Bio-Hybrid plug-in, BEV ( elétrica).
A Bio Hybrid já está presente no Brasil, nos modelos Fiat Pulse e Fastback, lançados no mercado em novembro do ano passado. O sistema híbrido leve utiliza um motor elétrico que substitui o motor de partida e uma bateria de 48 V autocarregável.
Nos próximos anos, a Stellantis deve introduzir as demais tecnologias no país, inclusive a 100% elétrica. No entanto, não é possível precisar se vai adicionar o escape para eliminação dos gases.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.