Stellantis tem carta na manga para evitar incêndios com baterias de carros elétricos

Stellantis tem carta na manga para evitar incêndios com baterias de carros elétricos. Veja como funciona a solução da montadora.

A Stellantis, gigante automotiva dona das marcas Fiat, Peugeot, Jeep, Ram e outras, surpreendeu o mercado ao registrar uma patente para evitar incêndios com baterias de carros elétricos. 

Pode parecer inusitado, mas a empresa lançou um sistema de escape para os modelos eletrificados: um escape. 

Sistema de escape da Stellantis pode evitar incêndios com baterias de carros elétricos

Nos carros a combustão, o escape é um componente do sistema de exaustão e tem a tarefa de remover gases e resíduos que resultam da combustão interna do motor. 

A patente pela United States Patent and Trademark Office (USPTO) descreve o sistema como como uma ferramenta para liberação de gases em situações críticas, a exemplo do superaquecimento extremo das baterias ou após colisões graves.

Em outras palavras, na concepção da Stellantis, nos modelos elétricos esse item tem a função de eliminar gases que podem ser formados em uma condição chamada de “fuga térmica”. 

A fuga térmica é um fenômeno ocasionado pelo aquecimento além do limite das baterias baterias de íon-lítio resultando na liberação de substâncias inflamáveis, como hidrogênio, propano, metano e acetileno. Uma vez presos no interior do veículo, pode haver o risco de combustão, e como consequência os incêndios. 

Sistema de escape da Stellantis evita incêndio nas baterias dos carros elétricos - Foto: Divulgação
Sistema de escape da Stellantis evita incêndio nas baterias dos carros elétricos – Foto: Divulgação

Com o sistema de escape proposto pela empresa, os gases são expelidos, reduzindo as chances de aquecimento e acidentes. Além disso, a proposta inclui o tratamento dos gases nocivos no interior do sistema de escape, mantendo seu volume estável. 

A marca já implementou uma tecnologia semelhante no Dodge Charger Daytona elétrico. Conforme apurou o site norte-americano Green Car Reports, o muscle car elétrico ganhou um escapamento, mas sua função é reproduzir o som e vibração de um motor V8.

Dodge elétrico pode ser o primeiro a receber o sistema - Foto: Divulgação
Dodge Charger elétrico pode ser o primeiro a receber o sistema – Foto: Divulgação

Tecnologia Bio-Hybrid

Recentemente a Stellantis disponibilizou no mercado a tecnologia Bio Hybrid, dividida em quatro plataformas: Bio-Hybrid (híbrida leve), Bio-Hybrid (híbrida plena) e-DCT (híbrida plug-in – recarga externa) e Bio-Hybrid plug-in, BEV ( elétrica). 

A Bio Hybrid já está presente no Brasil, nos modelos Fiat Pulse e Fastback, lançados no mercado em novembro do ano passado. O sistema híbrido leve utiliza um motor elétrico que substitui o motor de partida e uma bateria de 48 V autocarregável. 

Nos próximos anos, a Stellantis deve introduzir as demais tecnologias no país, inclusive a 100% elétrica. No entanto, não é possível precisar se vai adicionar o escape para eliminação dos gases.

Leia também: Incêndio durante carregamento de carro elétrico – Corpo de bombeiros cria solução para evitar

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA