Stellantis homenageia o engenheiro Claudio Demaria na fábrica de Betim

A Stellantis homenageou o engenheiro Claudio Demaria, que faleceu em 2022, com novo bastimo para departamento de Engenharia

A Stellantis realizou uma homenagem ao engenheiro Claudio Demaria, que faleceu em 2022 e dirigiu o departamento de Engenharia do então grupo FCA até 2018, com um novo batismo para o Centro de Desenvolvimento de Veículos no Polo Automotivo de Betim (MG). A partir de agora, o local passa a ser chamado de Development Center Claudio Demaria.

Veja como foi a homenagem da Stellantis a Claudio Demaria

Development Center Claudio Demaria é inaugurado pela Stellantis em Betim

Development Center Claudio Demaria é inaugurado pela Stellantis em Betim (Foto: Divulgação/Stellantis)

O Development Center Claudio Demaria foi oficialmente rebatizado em cerimônia realizada pela Stellantis na última sexta-feira (13), no Polo Automotivo de Betim (MG), onde são fabricados modelos como Fiat Argo, Mobi e Cronos, entre outros.

O departamento é responsável pelo desenvolvimento de veículos das marcas da Stellantis para a América Latina e outros mercados. Claudio Demaria dirigiu a área de Engenharia em Betim em duas oportunidades, entre 2005 e 2008, e de 2011 a 2018. O profissional faleceu na Itália, em 22 de outubro passado, aos 68 anos.

Durante sua carreira na Itália e no Brasil, Claudio Demaria chefiou o desenvolvimento de diversos modelos de destaque na gama da Fiat, como Punto, Panda, novo 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de modelos mais recentes, como Argo, Cronos e Toro. O engenheiro trabalhou nos projetos para América Latina até 2018, quando retornou à Itália para coordenar a Engenharia na Europa, onde, posteriormente, se aposentou.

Departamento reúne mais de 500 profissionais

No Development Center Claudio Demaria, mais de 500 postos de trabalho são dedicados à criação de projetos, desenhos e conceitos técnicos de novos veículos, a fim da validação da viabilidade econômica e de manufatura. O time concentra profissionais de diferentes áreas, como Design, Projeto, Engenharia, Compras, Manufatura e Finanças, entre outras.

“Esta é uma justa homenagem ao maestro Claudio Demaria. Ele trouxe para o Brasil a capacidade de projetar e desenvolver veículos e, sobretudo, criou as equipes e competências necessárias para vencer este desafio. E fez isto da melhor maneira possível, criando entre nós uma verdadeira cultura de engenharia automotiva”, destacou o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, durante a cerimônia de homenagem no Centro de Desenvolvimento de Veículos.

Development Center Claudio Demaria é inaugurado pela Stellantis em Betim

Departamento reúne mais de 500 profissionais, de diferentes áreas (Foto: Divulgação/Stellantis)

Na homenagem feita pela Stellantis no Development Center Claudio Demaria, foi inaugurada uma placa em aço com o retrato estilizado do rosto do engenheiro e o seguinte memorial, gravado em português e italiano:

“Aqui no Development Center Claudio Demaria não criamos apenas soluções de mobilidade. Desenvolvemos conexões e visões inovadoras. Trazemos o futuro para o presente, antecipamos tecnologias para a sociedade, melhoramos a vida das pessoas. Somos inspirados por nosso professor e amigo Claudio Demaria, que nos deixou como legado a alta qualificação dos profissionais brasileiros e a plena capacidade de projetar, desenvolver e produzir automóveis que se destacam na história da indústria automobilística mundial. Nosso muito obrigado ao italiano mais brasileiro e ao brasileiro mais italiano, Claudio Demaria (*24/07/1954 — + 22/10/2022)”

Marcio Tonani, vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis para a América do Sul, conviveu com Claudio Demaria por 25 anos, desde que trabalharam juntos em 1996 no desenvolvimento da primeira Fiat Strada. “Com Demaria aprendemos a materializar ideias a partir do zero e transformá-las em modelos de sucesso. Seu maior legado, porém, foi preparar e capacitar toda uma geração de técnicos e engenheiros brasileiros, dotando-os de competências que antes só encontrávamos nos Estados Unidos, na Europa ou no Japão”, afirmou Tonani.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gustavo de Sá
Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

ASSISTA AGORA