Seu salário compra um carro da Classe A? Veja renda necessária e modelos que eles usam em 2025
Descubra qual é a renda mensal de uma família Classe A no Brasil em 2025 e veja os carros de luxo que cabem nessa garagem
Já se perguntou o que define alguém como “Classe A” no Brasil? Mais do que isso, com a renda desse grupo, quais carros eles escolhem para colocar na garagem? Esqueça o senso comum! Fomos atrás dos números mais recentes para definir essa elite. Seu salário atual compraria um carro da Classe A? Acompanhe o Garagem360 e descubra!
Decifrando a “Classe A” no Brasil em 2025
Para colocar os pés (e as rodas) no chão, é preciso definir quem pertence a essa categoria. Segundo dados, o cenário para 2025 é claro: uma família é considerada “Classe A” no Brasil quando possui uma renda mensal domiciliar (a soma dos ganhos de todos os moradores da casa) superior a R$ 25.200.

Com um orçamento mensal acima desse valor, as possibilidades no mundo automotivo mudam completamente de patamar. Não se trata mais apenas de “ter um carro”, mas de qual experiência, status e tecnologia esse veículo pode oferecer. Entendeu?
Garagem da Classe A: perfis e modelos
Pensando nisso, analisamos o mercado de luxo e identificamos que a escolha não é única. Ela varia drasticamente conforme o estilo de vida, a necessidade e, claro, o gosto pessoal.
Assim, esta é a garagem da Classe A, dividida por perfis. Vamos lá?
1. SUV de luxo: o carro ‘para tudo’
Para o dia a dia, levar os filhos na escola, enfrentar o trânsito com conforto absoluto e viajar nos fins de semana, o SUV premium é o rei. A escolha aqui une segurança, espaço, tecnologia embarcada e, obviamente, status.
- BMW X5 (a partir de R$ 790.000): especialmente na sua versão híbrida plug-in (xDrive50e), é um favorito. Oferece potência de sobra (quase 500 cv), muito luxo e a capacidade de rodar no modo elétrico na cidade.
- Porsche Cayenne (a partir de R$ 830.000): para quem não abre mão da esportividade nem no SUV. O Cayenne (também com versões híbridas de grande sucesso) é sinônimo de performance e sofisticação, carregando todo o DNA da marca de Stuttgart.
2. O esportivo: o ‘brinquedo’ do fim de semana
Agora, quando a paixão por dirigir fala mais alto, é preciso ter um carro que entregue performance pura. São modelos guardados para momentos de lazer, encontros de clubes ou simplesmente para sentir o prazer da aceleração. Veja só:
- Porsche 911 (a partir de R$ 868.000): o ícone! O 911 Carrera é, para muitos, o esportivo definitivo. Seu preço inicial já é elevado, mas pode facilmente ultrapassar R$ 1,6 milhão em versões mais potentes como a GT3.
- Chevrolet Corvette (cerca de R$ 1 milhão): para quem busca a brutalidade de um motor V8 americano, o “Vette” é uma escolha que impressiona pelo design exótico e pelo som inconfundível.
3. Sedã executivo: conforto e status nos negócios
Embora os SUVs dominem, o sedã de luxo ainda tem seu lugar cativo, especialmente entre executivos que valorizam o conforto no banco de trás e a discrição elegante para chegar em reuniões. Os modelos preferidos incluem:

- Mercedes-Benz Classe E (a partir de R$ 590.000): o recém-lançado Classe E 2025 é uma vitrine de tecnologia, com telas que dominam o painel e um nível de acabamento e conforto que são referência no segmento.
- BMW Série 5 (a partir de R$ 575.000): o eterno rival do Classe E, focado em quem gosta de dirigir. Oferece um equilíbrio perfeito entre o luxo de um sedã executivo e a dirigibilidade esportiva da BMW.
4. Elétrico tecnológico: a nova tendência
Nos últimos anos, a garagem da Classe A ganhou um novo perfil: o do “early adopter” de tecnologia. Esses consumidores buscam o que há de mais moderno, e os elétricos de alta performance se tornaram o novo símbolo de status.
- Porsche Taycan (a partir de R$ 820.000): foi o carro que provou que elétricos podem ser emocionantes. Com aceleração brutal e o acabamento Porsche, o Taycan virou febre e estabeleceu um novo padrão.
- BYD Han (a partir de R$ 560.000): representando a força das novas marcas, o Han impressiona pelo design, acabamento interno luxuoso e um pacote de tecnologia muito agressivo, muitas vezes superando concorrentes tradicionais por um preço mais competitivo.
Custo Classe A: não é só o preço
Ter uma renda de R$ 25 mil mensais permite comprar esses carros (muitas vezes via financiamento ou leasing), mas é o custo de propriedade que realmente define esse padrão.
Basta um cálculo rápido:
- IPVA: o IPVA de um Porsche Cayenne de R$ 830.000 em São Paulo (alíquota de 4%) é de R$ 33.200 por ano.
- Seguro: já o seguro para um perfil de motorista da Classe A em um BMW X5 não sairá por menos de R$ 20.000 a R$ 30.000 anuais.
- Manutenção: uma simples revisão programada ou a troca de pneus de alta performance pode facilmente ultrapassar R$ 10.000.
No fim das contas, a garagem da Classe A é composta por máquinas impressionantes, mas que exigem um custo de manutenção que, por si só, já é maior que o salário de grande parte dos brasileiros.
E para você, se o dinheiro não fosse um problema, qual desses modelos da Classe A estaria na sua garagem dos sonhos? Conte aqui embaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.