Será que deu ruim? Novo SUV da Renault ainda não vende como os concorrentes
Será que deu ruim? Novo SUV da Renault ainda não vende como os concorrentes. Tentamos desvendar o motivo na baixa nas vendas do modelo.
O novo SUV da Renault, o Kardian, ainda busca se firmar no mercado brasileiro. Produzido na fábrica do Paraná sobre a nova plataforma modular, o modelo só ocupa a 33ª colocação no ranking de mais vendidos da Fenabrave em abril, atrás dos principais concorrentes.
Por que o Kardian, novo SUV da Renault, não vende como os concorrentes?
Para entender melhor o cenário, vale a pena comparar o desempenho do Kardian com outros SUVs. Em abril foram apenas 1.581 unidades, enquanto os rivais nadam de braçada. O Fiat Pulse, por exemplo, que é o rival direto, vendeu 3.539 unidades no mês.
E foi o que menos vendeu dos SUVs, já que o Fiat Fastback emplacou 3.885 unidades, o Jeep Renegade vendeu 4.382, o Nissan Kicks emplacou 4.582 e o VW T-Cross incríveis 6.224 unidades, se posicionando no topo da categoria.
Mas porque o Kardian ainda não “caiu nas graças do brasileiro”? Tentamos desvendar o motivo para explicar o baixo desempenho e bolamos algumas teses:
- Lançamento recente – é importante considerar que o Kardian ainda é um carro relativamente novo no mercado e muitos interessados ainda querem ver sua performance nas ruas, o que pode explicar o ritmo inicial mais lento de vendas.
- Concorrência acirrada – A categoria dos SUVs compactos é uma das mais acirradas do país, com diversos modelos já consolidados e com grande base de clientes fiéis.
- Falta diferenciação – o principal diferencial do Kardian é sua modernidade. Além da plataforma nova, ainda estreia o motor 1.0 turbo. É muito, mas para o mercado ainda parece pouco, assim não há uma grande diferença com os modelos concorrentes, o que pode dificultar a conquista de novos clientes.
- Preço – o Kardian parte dos R$ 112.990. É mais caro do que o Fiat Pulse, o mesmo preço do Nissan Kicks e um pouco mais barato que Hyundai Creta, Ford Tracker e outros SUVs já consolidados. Talvez se fosse mais barato, venderia mais.
Veja aqui a ficha técnica completa do Renault Kardian.
O que o Renault Kardian tem de bom?
Em geral, o Kardian é um SUV compacto com design elegante e moderno, motorização eficiente e excelente tecnologia embarcada para sua faixa de preço.
O destaque são justamente a nova plataforma RGMP, assim como o motor 1.0 turbo de 3 cilindros que entrega 125 cv.
O SUV ainda é equipado com injeção direta e câmbio automático de dupla embreagem EDC, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina, rodas flexwheel em biton de 16”, câmera multiview (MVC), alerta de ponto cego, controle de velocidade adaptativo (ACC), entre outros.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.