Renault Kardian ou Fiat Pulse? Qual SUV compacto levar para casa?

Qual SUV compacto levar para casa? Renault Kardian ou Fiat Pulse? O mercado de SUVs compactos ganhou mais um concorrente. O Renault Kardian chegou para tomar mercado de alguns modelos já consolidados. O principal deles, o Fiat Pulse, é o mais barato da categoria. 

Ele até que vende bem pela sua proposta, embora ainda seja o 18º carro de passeio mais vendido no país com 8.523 vendas de janeiro a março de 2024 (Dados Fenabrave). É menos do que o irmão Fastback, na 10ª colocação com 10.704 emplacamentos. 

Já o Kardian começou com vendas tímidas. Foram apenas 616 unidades, mas vamos considerar que foi recém-lançado. 

Renault Kardian ou Fiat Pulse? Foto: Divulgação
Renault Kardian ou Fiat Pulse? Foto: Divulgação

 

Renault Kardian ou Fiat Pulse? 

Vamos comparar as versões de entrada dos dois modelos – Pulse MT 1.3 e Kardian Evolution

Motor

O Kardian é equipado com o inédito motor TCw 1.0 de 3 cilindros. É um dos mais modernos do país, entregando 125 cv de potência. 

Já o Pulse é equipado com o motor Firefly 1.3 aspirado de 4 cilindros, capaz de gerar 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque.  

Ambos contam com câmbio automático, o Kardian com o Câmbio automático EDC com dupla embreagem e o Pulse com o já conhecido CVT. 

Ainda é cedo para avaliar os dois conjuntos, mas em tese o SUV da Renault pode levar vantagem por apresentar um conjunto mais novo e mais potente. Em contrapartida, há quem prefira 4 cilindros ao invés de 3. 

Itens de série

O Renault Kardian oferece um pacote de itens de série, dos quais se destacam:

  • 6 airbags (frontais, laterais e de cortina

  • Rodas flexwheel em biton de 16”

  • Retrovisores externos em preto brilhante

  • Barras de teto modulares em preto

  • Faróis 100% em led

  • Lanterna traseira em led com assinatura “C-Shape”

  • Luz de condução diurna (DRL) em led

  • Alerta luminoso de frenagem de emergência

  • Assistente de partida em rampa (HSA)

  • Câmera de estacionamento traseira

  • Controle de velocidade (CC)

  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)  

  • Sensor de estacionamento traseiro

  • Retrovisores com regulagem elétrica

  • Stop & start (desligamento/ acionamento automático do motor)  

  • Vidros elétricos dos passageiros

Fiat Pulse - Foto: Divulgação
Fiat Pulse – Foto: Divulgação

 

No Pulse os itens que se destacam são:

  • Airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)

  • Rodas de aço R16 x 6,0 com calotas

  • Retrovisores externos na cor preta com regulagem elétrica e função Tilt down

  • Faróis em LED

  • Lanterna traseira em LED

  • LED DRL

  • Função “Follow me Home”

  • Alarme antifurto

  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada

  • ASR (Controle eletrônico de tração)

  • Direção elétrica

  • Drive by Wire (Controle eletrônico de aceleração)

  • ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)

  • ESS (Sinalização de frenagem de emergência)

  • Freios ABS com EBD

  • HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)

  • Hill holder (Assistente de partida em rampa)

  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)

  • Piloto automático (Cruise Control)

  • TC+ (Electronic Locker)

  • Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h

Em geral, os dois apresentam itens de série semelhantes, no entanto o Kardian ganha por ter 2 airbags a mais, o que pode ser um diferencial para quem busca mais segurança. 

Dimensões

Pulse

  • Comprimento: 4.099 mm 
  • Largura: 1.774 mm 
  • Entre eixos: 2.532 mm
  • Altura: 1.576 mm 
  • Altura do solo: 190 mm

Kardian

  • Comprimento: 4.119 mm 
  • Largura com retrovisores
  • 2.025 mm 
  • Entre eixos: 2.604 mm 
  • Altura: 1.596 mm

O Kardian é ligeiramente maior, principalmente no entre-eixos, o que se traduz em mais espaço interno. 

Renault Kardian - Foto: Divulgação
Renault Kardian – Foto: Divulgação

 

Preço

  • Renault Kardian Evolution – R$ 112.990
  • Fiat Pulse 1.3 MT – R$ 103.990. 

Qual SUV levar para casa?

O Kardian oferece um motor mais potente, é maior, mais tecnológico e equipado do que o Pulse, embora ambos os SUVs ofereçam pacotes completos. O que pesa positivamente para o modelo da Renault são os 2 airbags a mais. Em contrapartida, é R$ 9 mil mais caro. 

Em termos de design, o Pulse tem uma pegada mais jovial e esportiva, enquanto o Kardian aposta em um visual moderno e elegante. 

No final, a escolha está nos detalhes. Um consumidor pode escolher o Pulse por ter um motor 4 cilindros, enquanto outro pode preferir um carro mais moderno e com mais recursos. Resta esperar um pouco mais para ver o desempenho do Kardian nas ruas para um veredito mais preciso.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar