Seguro auto cobre os danos causados pelas chuvas no RS? Especialista responde
Entenda melhor como funciona o seguro auto e veja se ele cobre os danos causados pelas chuvas no RS; confira todos os detalhes!
O Brasil inteiro está ciente da triste situação do Rio Grande do Sul, e em meio a tantas perdas e prejuízos, ainda há uma dúvida: o seguro auto cobre os danos causados pelas chuvas?
Bem, é fato que o seguro de carros é indispensável para quem deseja garantir mais segurança para o veículo, e nesse tipo de situação extremamente delicada, vale entender um pouco melhor como as coisas funcionam.
Acompanhe o Garagem360 e entenda!
Especialista explica a atuação do seguro auto nos danos causados pelas chuvas
Infelizmente, ninguém está isento de passar por complicações envolvendo as fortes chuvas e alagamentos, e entre os danos materiais, os veículos se tornam uma grande preocupação.
O que acontece é que ainda há muita dúvida sobre a cobertura oferecida pelo seguro auto nesse tipo de situação, afinal, estamos falando de catástrofes naturais.
Para ajudar a sanar as dúvidas, Marcos Alexandre Lopes, sócio e coordenador de seguros no Rücker Curi – Advocacia e Consultoria Jurídica, já antecipa que:
“O seguro automóvel é um produto comercializado no mercado mundial, que busca proteger os veículos contra prejuízos, incluindo aqueles causados por catástrofes naturais, como as enchentes.”
Ou seja, os seguros automotivos podem sim fornecer esse tipo de cobertura, mas é necessário entender como isso acontece.
Se informe ainda mais: Valor do seguro de carros para homens e mulheres: ainda tem diferença de preço?
Como funciona o seguro auto em caso de enchentes?
Normalmente, em casos de enchentes e inundações, o número de sinistros de chamados de emergência aumenta significativamente, e, por isso, o atendimento da seguradora acontece de forma um pouco diferente.
“As seguradoras priorizam atendimentos aos clientes por meio de equipes especializadas que estão em contato direto com os corretores locais. Esta atuação próxima à região visa agilizar a identificação de casos que exigem rápida intervenção e garantir, quando possível, o pagamento imediato das indenizações devidas.”, explica o especialista
Marcos ainda complementa:
“Em razão do grande número de sinistros abertos, as seguradoras montaram um plano de ação para atender as vítimas seguradas, valendo-se de veículos especiais, como caminhonetes 4×4.”
Todo seguro auto cobre enchentes?
Depende. É preciso deixar claro que a cobertura para esse tipo de situação pode variar de acordo com o plano contratado para o automóvel. Para melhor entender, o especialista explica que:
“A cobertura de seguro de evento decorrente de enchentes pode variar dependendo da causa do evento. Algumas apólices podem não cobrir danos causados por enchentes originadas de causas naturais, como chuvas torrenciais, enquanto outras podem excluir danos causados por enchentes que resultam de falhas em sistemas de água ou esgoto.”
Assim, o ideal é estar ciente do produto contratado, e, se necessário, considerar a inclusão de coberturas adicionais nas apólices, mesmo fora de áreas de risco.
Aproveite para conferir: É oficial: Senado aprova retorno do DPVAT com preço 10x mais caro do que o antigo
Nota: o Rio Grande do Sul vive, neste momento, o maior desastre natural de sua história. São dezenas de mortos e pessoas desaparecidas. Se estiver ao seu alcance, não hesite em buscar instituições oficiais e de confiança para fornecer qualquer tipo de ajuda.