Saiba se o carro perde valor pelo tamanho do motor
Responsável pela transformação do combustível em energia para movimentar o automóvel, o motor é a parte mais importante na estrutura de um carro. Não à toa, as características de propulsão de um veículo ainda possuem forte apelo junto a boa parte dos consumidores de automóveis. Contudo, desvendar o quanto o volume de deslocamento volumétrico do motor – popularmente referido como cilindrada – impacta no comportamento de depreciação dos carros ainda parecia uma incógnita.
Pensando nisso, a KBB Brasil, especialista em precificação de automóveis novos e usados, analisou a depreciação de 300 veículos de ano-modelo 2019 de várias categorias, levando em consideração os tamanhos de seus motores para identificar o desempenho médio de cada cilindrada no mercado.
LEIA MAIS: Andamos: Novo Hyundai HB20 melhora dirigibilidade e evolui com o novo motor turbo
Testamos: Jeep Renegade Limited 1.8 triunfa na dirigibilidade e peca no motor
Apesar de não existir um padrão para a queda de preço em relação ao tamanho dos motores, nota-se que carros com blocos maiores – que, geralmente, estão atrelados a modelos de segmentos de luxo – possuem índice de depreciação menor que os demais. Confira a tabela completa:
Veja se o carro perde valor pelo tamanho do motor
DEPRECIAÇÃO POR MOTOR:
CARROS DE MAIOR VOLUME DE MERCADO |
DEPRECIAÇÃO POR MOTOR:
CARROS DE LUXO |
||
TIPO DE MOTOR | MÉDIA DE DEPRECIAÇÃO (%) | TIPO DE MOTOR | MÉDIA DE DEPRECIAÇÃO (%) |
1.0 | -10,20% | 2.0 | -5,02% |
1.2 | -6,45% | 2.5 | -6,63% |
1.3 | -8,26% | 3.0 | -6,99% |
1.4 | -11,55% | 3.8 | -3,43% |
1.5 | -8,65% | 4.0 | -8,06% |
1.6 | -10,93% | 4.4 | -4,41% |
1.7 | -10,26% | ||
1.8 | -10,99% | ||
2.0 | -10,48% |
—
Na galeria, confira quais são os carros mais potentes fabricados no Brasil.
- 1- BMW X5 M50d – 400 cv |Foto: Divulgação
- 1- BMW X5 M50d – 400 cv |Foto: Divulgação
- 2- BMW X3 M40i – 360 cv |Foto: Divulgação
- 2- BMW X3 M40i – 360 cv |Foto: Divulgação
- 3- BMW X4 M40i – 353 cv |Foto: Divulgação
- 3- BMW X4 M40i – 353 cv |Foto: Divulgação
- 4- Chevrolet Trailblazer 3.6 V6 – 277 cv |Foto: Divulgação
- 4- Chevrolet Trailblazer 3.6 V6 – 277 cv |Foto: Divulgação
- 5- BMW Série 3 330i M Sport – 258 cv |Foto: Divulgação
- 5- BMW Série 3 330i M Sport – 258 cv |Foto: Divulgação
- 6- Mercedes-Benz C300 Sport – 258 cv |Foto: Divulgação
- 6- Mercedes-Benz C300 Sport – 258 cv |Foto: Divulgação
- 7- Land Rover Discovery Sport 2.0 Flex – 240 cv |Foto: Divulgação
- 7- Land Rover Discovery Sport 2.0 Flex – 240 cv |Foto: Divulgação
- 8- BMW X1 xDrive25i – 231 cv |Foto: Divulgação
- 8- BMW X1 xDrive25i – 231 cv |Foto: Divulgação
- 9- VW Golf GTI – 230 cv |Foto: Divulgação
- 9- VW Golf GTI – 230 cv |Foto: Divulgação
- 10- Audi A3 Sedan 2.0 TFSI – 220 cv |Foto: Divulgação
- 10- Audi A3 Sedan 2.0 TFSI – 220 cv |Foto: Divulgação
- 11- Chevrolet S10 2.5 Flex – 200 cv |Foto: Divulgação
- 11- Chevrolet S10 2.5 Flex – 200 cv |Foto: Divulgação
- Troller T4 – 200 cv |Foto: Divulgação
- roller T4 |Foto: Divulgação
- 3- Mitsubishi L200 Sport – 190 cv |Foto: Divulgação
- 3- Mitsubishi L200 Sport – 190 cv |Foto: Divulgação
- 14- Mitsubishi Pajero Sport – 190 cv |Foto: Divulgação
- 14- Mitsubishi Pajero Sport – 190 cv |Foto: Divulgação
- 15- Fiat Toro 2.4 – 186 cv |Foto: Divulgação
- 15- Fiat Toro 2.4 – 186 cv |Foto: Divulgação
- 16- Hyundai New Tucson – 177 cv |Foto: Divulgação
- 16- Hyundai New Tucson – 177 cv |Foto: Divulgação
- 17- Ford EcoSport 2.0 – 176 cv |Foto: Divulgação
- 17- Ford EcoSport 2.0 – 176 cv |Foto: Divulgação
- 18- Honda Civic Touring – 173 cv |Foto: Divulgação
- 18- Honda Civic Touring – 173 cv |Foto: Divulgação
- 19- Honda HR-V Touring – 173 cv |Foto: Divulgação
- 19- Honda HR-V Touring – 173 cv |Foto: Divulgação
- 20- Jeep Compass 2.0 diesel – 170 cv |Foto: Divulgação
- 20- Jeep Compass 2.0 diesel – 170 cv |Foto: Divulgação