Saiba como reconhecer que seu carro está com cruzetas danificadas

Localizadas nas extremidades do eixo cardan, as cruzetas têm a função de transmitir a força gerada pelo motor em diferentes ângulos até o diferencial do veículo. Isso oferece estabilidade ao carro mesmo em terrenos irregulares e em condições extremas. A questão é saber reconhecer que seu carro está com problema nestas peças.

Continuando, em veículos grandes, como as picapes e vans, essas peças são maiores do que as encontradas em carros de passeio. A peça possui 4 extremidades, espigas e roletes que são mantidos dentro de uma capa protetora. Os componentes possuem garfos e flanges que se unem ao eixo cardan e permitem o movimento da junta.

Cruzeta (Foto: Divulgação)

E esse complexo mecanismo tem um nome: árvore de transmissão. Cruzetas danificadas podem se tornar um problema de grandes proporções. Então é importante estar atento aos sinais que o seu veículo emite, certo?

VEJA TAMBÉM

Fique atento aos sinais de cruzetas danificadas que ajudam a reconhecer que seu carro está com problemas

Eixo cardan: cruzetas são fundamentais para a movimentação (foto: Divulgação)

“As cruzetas são peças fundamentais, pois sem elas não haveria a movimentação do eixo traseiro, são elas que permitem a alternância de ângulo de trabalho do eixo cardan”, explica Jefferson Credidio, gerente de Produtos e Engenharia da Nakata Automotiva, tradicional fabricante de autopeças para o mercado de reposição.

“Caso a cruzeta quebre, o veículo perderá tração e ocorrerá uma parada inesperada, além de danos em componentes como garfo, terminal, flange e o próprio tubo”, adverte.

Segundo Credidio, o motorista deve ficar atento aos seguintes sinais:

  • Estalos durante a arrancada:
  • Estalos durante a troca de marcha;
  • Vibração na transmissão.

“Esses podem ser indícios de que as cruzetas estão danificadas”, ressalta o especialista.

Atenção à lubrificação previne cruzetas danificadas (Foto: Divulgação)

O especialista alerta para a falta de manutenção adequada das cruzetas. “O bom funcionamento depende da lubrificação e do uso da graxa correta, pois, caso contrário, pode ocorrer um superaquecimento entre o munhão e a capa da cruzeta chegando a fundir uma parte na outra ”, diz.

A lubrificação das cruzetas deve ser realizada em intervalos recomendados pela montadora e de acordo com a aplicação do veículo. A graxa utilizada deve ser a base de sabão de lítio com grau de consistência EP2.

Outras medidas preventivas pertinentes para manter o bom estado das cruzetas é evitar expor o veículo a frequentes esforços excessivos e poupar o veículo de sobrecarga e trancos contínuos.

Ao sinal de qualquer avaria, a recomendação é levar o veículo a uma oficina especializada para fazer o diagnóstico adequado.

É importante ressaltar que cruzetas danificadas podem causar perda total do veículo e danos em outros componentes da transmissão, como o terminal do cardan.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar