Saiba como está o projeto que propõe o fim de aulas práticas para tirar a CNH

Saiba quais são as novidades sobre o projeto de Lei nº 6.485/19, que prevê o fim de aulas práticas para tirar a CNH

Na próxima legislatura, com início em 2023, o Senado Federal deve votar o fim da obrigatoriedade de aulas práticas de direção em autoescolas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A informação foi divulgada na sexta-feira (18) pela Agência Senado.

O fim da obrigatoriedade das autoescolas no processo para tirar a CNH está previsto no projeto de lei nº 6.485/19, de autoria da senadora Kátia Abreu (PDT/TO).

Fim de aulas práticas para tirar a CNH reduzirá custo em 80%, segundo projeto

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Proposta coloca um fim à obrigatoriedade das autoescolas para tirar a CNH (Foto: Agência Senado)

O PL nº 6.485/19 propõe colocar um fim à obrigatoriedade de autoescolas para realizar o processo de emissão da CNH nas categorias A e B, alterando o art. 141 da Lei nº 9.503/97, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso pode deixar a CNH 80% mais barata, de acordo com o texto.

“Não será exigida como condição prévia para a realização dos exames de que trata o art. 140, a frequência em cursos teóricos e práticos de autoescolas ou outras entidades destinadas à formação de condutores para as categorias A e B”, diz o texto.

As provas teóricas e práticas continuariam sendo obrigatórias. No entanto, os interessados em tirar a CNH poderiam recorrer a instrutores independentes, além de estudar por conta própria para passar nos exames.

Esse tipo de processo existe de forma similar em outros países, como os Estados Unidos. Lá, o candidato motorista pode ser ensinado a dirigir pelo pai, por exemplo. A única obrigatoriedade é fazer o exame para comprovar que está apto a conduzir um veículo no trânsito. Então, quando ele se sente pronto, faz a prova prática. 

PL será votado pelo Senado Federal na próxima legislatura (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

“Não podemos desconsiderar a realidade de que a expertise de direção veicular pode ser adquirida empiricamente pela prática e pela observação, muitas vezes obtidas no próprio núcleo familiar. Além disso, o tempo de aprendizado depende da habilidade de casa indivíduo”, afirma a senadora Kátia Abreu. Segundo ela, o objetivo principal da proposta é tornar a CNH mais acessível para a população de baixa renda.

“Na composição de custos para obtenção da CNH – que pode chegar a um valor de R$ 3 mil – o principal fator é o que se refere à obrigatoriedade de se frequentar aulas teóricas e práticas em auto-escolas, que equivale a cerca de 80% do dispêndio total”, aponta a senadora.

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Paulo Silveira Lima
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Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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