Saiba como denunciar postos que não baixarem preços dos combustíveis no RJ 

O Procon-RJ tem três canais para denúncias sobre postos que não baixaram os preços depois que o governo reduziu o ICMS sobre os combustíveis.

A Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor no Estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ) colocou à disposição dos fluminenses três canais para fazer denúncias sobre postos de combustível que não baixaram os preços depois que o governo do Estado efetivou a redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre os combustíveis.

Veja por quais canais você pode fazer a denúncia sobre os preços dos combustíveis 

(Foto: Divulgação)

Segundo o governo do Estado, o cidadão poderá indicar os postos que não reduzirem os preços por meio dos três canais do Procon-RJ: o aplicativo, o site do órgão e uma linha exclusiva para denúncia via WhatsApp – número (21) 98104-5445.

Em pronunciamento no início do mês, o governador do RJ, Claudio Castro, pediu que a população denuncie postos que se negarem a baixar o preço dos combustíveis. O apelo foi feito dias após entrar em vigor a redução do ICMS sobre a gasolina e o álcool, de 32% para 18%. 

“O Rio de Janeiro tem feito um grande esforço fiscal e financeiro para que a população não perca o poder de compra. Reforço que o próprio consumidor pode e deve ajudar na fiscalização, denunciando aqueles postos que não reduzirem o valor dos combustíveis. Temos que diminuir as margens de lucro e ganhar na quantidade”, disse, na ocasião, o governador.

O governador disse  também que a fiscalização e a punição estão amparadas em lei de proteção ao consumidor, pois a redução do ICMS é um recurso que deixa de entrar no caixa do Estado, em prol de beneficiar diretamente o cidadão.

Com a alíquota passando para 18%, a expectativa do governo é de que se efetive uma redução no preço da gasolina de até R$ 1,19 na bomba, reduzindo o valor médio do litro para R$ 6,61.

Os Ministro do Meio Ambiente da União Europeia aprovaram a medida que visa o fim dos carros a combustão a partir de 2035

Imagem ilustrativa  (Foto: Pixabay)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA