Projeto quer barrar o aumento do IPVA 2022 em SP; entenda detalhes

IPVA 2022
Um Projeto de Lei, que tem como objetivo evitar que os preços do IPVA 2022 sejam reajustados de acordo com uma possível atualização dos valores da Tabela FIPE, foi protocolado pela ALESP (Foto: Pixabay.com)

Nos últimos meses, os preços dos carros 0km cresceram bastante. E isso vem preocupando muito os motoristas do País. Ainda mais porque os valores de mercado são usados como base para fazer os cálculos do IPVA e o preço do imposto pode ser maior no ano que vem. No entanto, o PL 603/2021 visa barrar o aumento do IPVA 2022 no estado de São Paulo.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Ele tem como autor o deputado estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP). Além disso, o projeto está sendo analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Seu relator é o deputado Delegado Olim. O objetivo deste Projeto de Lei, que foi protocolado na Assembleia Legislativa de São Paulo, é “evitar a vinculação da base de cálculo do IPVA à eventuais reajustes dos preços médios de mercado dos veículos acima dos valores observados no período anterior”. Saiba mais!

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

Projeto de Lei pretende barrar o aumento do IPVA 2022 em SP; entenda!

Ou seja, evitar que os preços do IPVA 2022 sejam reajustados de acordo com uma possível atualização dos valores da Tabela FIPE. Ainda mais por conta da crise gerada pela pandemia da Covid-19. Estima-se que o aumento dos preços de mercado podem ser de mais de 20%.

IPVA 2022
Foto: Pixabay.com

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto obrigatório e que os motoristas costumam pagar nos primeiros meses do ano. Seu preço leva em consideração as alíquotas estaduais e o valor venal do veículo. Já o pagamento pode ser feito de duas formas: à vista e parcelado.

“Graças à inflação alta que tivemos este ano, grande parte dos veículos novos e usados teve alta nos seus valores, mas não a renda da população. Excepcionalmente, o que propomos é que o governo não faça esse reajuste, que pode ultrapassar 28% em 2022, que é um ano de recuperação, e para dar um fôlego para que o cidadão paulista possa se restabelecer economicamente”, diz o deputado estadual Ricardo Mellão, em comunicado.

Hoje, as alíquotas fixas atuais do estado são de 4% para veículos movidos à gasolina ou Flex. Os donos carros movidos à etanol comprados após o dia 15 de janeiro de 2021 seguem a mesma porcentagem. Agora, quem comprou antes desta data, a alíquota será de 3%.

Foto: Pixabay.com

O mesmo seve para carros elétricos e movidos à gás. Mas existem formas de diminuir o valor do IPVA 2022. Pessoas cadastradas na Nota Fiscal Paulista, por exemplo, podem usar os créditos do programa para o abatimento da taxa. Para fazer sua solicitação, você deve entrar no site do programa. Vale lembrar que esta é a última semana para pedir o serviço.

Aumento nos preços dos carros seminovos e usados

Foto: Dieny Portinanni/Unsplash.com

Nos últimos meses, os preços dos carros 0km vem crescendo bastante aqui no Brasil. Ainda mais aqueles considerados seminovos e usados. De acordo com dados da Kelly Blue Book Brasil (KBB Brasil), os valores cobrados por veículos com até três anos de uso tiveram uma alta acumulada de 1,37% no último trimestre. Enquanto isso, entre janeiro e setembro, ela foi de 11,12%.

O mesmo aconteceu com os usados (de 4 a 10 anos de uso). Segundo a empresa especialista em preços de carros, a variação média acumulada nos últimos três meses foi de 3,84%. Agora, se juntarmos todos os crescimentos registrados no ano, a variação dos preços será de +11,12%.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar