Rodízio suspenso: São Paulo tem último dia útil sem restrições para carros

O rodízio segue suspenso em São Paulo até esta sexta-feira, 6 de janeiro de 2023; veja regras e saiba como funcionam as restrições

Esta sexta-feira (6) é o último dia útil com o Rodízio suspenso em São Paulo durante o período de férias escolares de verão. A partir da próxima segunda-feira (9), as restrições já irão retornar ao esquema normal. Veja a seguir como ficam as regras do Rodízio de veículos de São Paulo em 2023.

São Paulo tem último dia de Rodízio suspenso e circulação liberada

Rodízio suspenso São Paulo 2023

Restrições do Rodízio são definidas conforme o final da placa do veículo e o dia da semana (Foto: Rovena Rosa/ABr)

O Rodízio de veículos segue suspenso em São Paulo somente até esta sexta-feira, 6 de janeiro de 2023. Neste período de férias, a Prefeitura da Capital liberou apenas 10 dias úteis de circulação para automóveis – metade do período de Rodízio suspenso no ano anterior. 

Todos os veículos leves estão autorizados a circular sem restrições desde o último dia 26 de dezembro de 2022. A partir de segunda-feira, dia 9 de janeiro de 2023, o rodízio municipal de veículos volta a vigorar em São Paulo, conforme as regras habituais.

Veja nosso GUIA completo sobre o IPVA SP 2023

Apesar de o rodízio para automóveis estar liberado desde o fim de dezembro, o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), nãos foram suspenso e seguem valendo normalmente.

Rodízio SP nas férias 2022/2023

Valor da multa para quem não respeitar o rodízio de veículos é de R$ 130,16 (Foto: Arquivo/Pixabay)

Confira as regras e horários do Rodízio em São Paulo

Conhecido oficialmente como Operação Horário de Pico, o Rodízio municipal de veículos restringe a circulação no Centro Expandido de São Paulo nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde/início da noite, das 17h às 20h, conforme o dígito final da placa do automóvel – motos não entram no esquema de restrição.

Aos finais de semana e feriados, não há restrições para circulação de carros. A definição das placas com circulação restrita durante o rodízio de veículos segue o seguinte esquema:

  • Segunda-feira: placas com finais 1 e 2;
  • Terça-feira: placas com finais 3 e 4;
  • Quarta-feira: placas com finais 5 e 6;
  • Quinta-feira: placas com finais 7 e 8;
  • Sexta-feira: placas com finais 9 e 0.

Durante os horários de vigência do Rodízio em SP, os carros ficam impedidos de circular nas vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

A multa para o motorista que descumpre as regras do rodízio de veículos em São Paulo é de R$ 130,16, além da adição de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Gustavo de Sá
Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

ASSISTA AGORA