Rodízio em SP será suspenso no feriado? Saiba como ficam as restrições

Veja como vai funcionar o rodízio em SP durante o feriado de Proclamação da República, no próximo dia 15 de novembro (terça-feira).

Rodízio em SP trânsito veículos São Paulo
Rodízio em SP restringe circulação no centro expandindo, conforme dígito final da placa do veículo (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Como vai funcionar o rodízio no feriado de 15 de novembro

Assim como já acontece tradicionalmente em todo feriado, o Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para carros na próxima terça-feira, 15, em razão do feriado prolongado de Proclamação da República. Neste dia, demais restrições de circulação também estarão suspensas.

Já na segunda-feira, 14, dia que antecede o feriado, apenas o rodízio veicular estará suspenso e as demais restrições existentes na cidade serão mantidas, como o Rodízio de veículos pesados (caminhões); Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

VEJA TAMBÉM

Também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus. As informações são da Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP).

Veja como ficará o esquema de suspensão de rodízio no feriado de Proclamação da República, que acontece no dia 15 de novembro
Nos dias 14 (segunda) e 15 de novembro (terça), todos os carros poderão circular sem as restrições do Rodízio em SP (Foto: Divulgação)

Como funciona o Rodízio em SP

A regra do Rodízio Veicular que vigora na cidade de São Paulo restringe a circulação dos automóveis entre segunda e sexta-feira, em dois períodos diferentes, das 7h00 às 10h00 e das 17h00 às 20h00.

Nesses horários, a circulação é proibida na região do centro expandido, que inclui toda a área que abrange o minianel viário das Marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

A cada dia da semana, dependendo do final da placa, o condutor deve obedecer o período do rodízio municipal, conforme o esquema abaixo:

  • Segunda-feira: placas com final 1 e 2;
  • Terça-feira: placas com final 3 e 4;
  • Quarta-feira: placas com final 5 e 6;
  • Quinta-feira: placas com final 7 e 8;
  • Sexta-feira: placa com final 9 e 0.

No caso deste feriado prolongado de Proclamação da República, todos os carros, independente do final da placa, poderão circular livremente na capital na segunda (14) e terça (15). A partir de quarta-feira (16), o Rodízio em SP volta a vigorar normalmente.

Qual a multa por não respeitar o rodízio veicular?

O condutor que não obedecer as medidas do rodízio municipal, conforme as informações acima, será multado em R$ 130,16, e também pode receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, tendo em vista que trata-se de uma infração de nível médio.

Veja como ficará o esquema de suspensão de rodízio no feriado de Proclamação da República, que acontece no dia 15 de novembro
Multa por não obedecer a zona de rodízio é de R$ 130,16 (Foto: Divulgação)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar