Renault Kangoo Van E-TECH: saiba mais sobre a renovação desse sucesso
A Renault Kangoo Van E-TECH teve seu lançamento oficializado na última semana pela montadora francesa. Porém, só chegará as lojas no próximo ano.
Não é só o mercado de automóveis de passeio elétricos que vem crescendo. Muitas marcas também investem em comerciais leves 100% elétricos. O novo Renault Kangoo Van E-TECH é um bom exemplo disso, Ela teve seu lançamento oficializado na última semana pela montadora francesa. Porém, só chegará as lojas no próximo ano. Esta versão se destaca pela eficiência e pela praticidade.
Esta será a versão eletrificada da terceira geração da Kangoo, que foi mostrada no começo deste ano. De acordo com a montadora francesa, a Kangoo elétrica estará sendo feita na fábrica da marca localizada na cidade de Maubeuge, na França, e chegará às lojas de todo o Velho Continente a partir do segundo semestre. No entanto, os franceses poderão vê-la antes. Isso porque ela estará presente no salão SOLUTRANS, que acontecerá em Lyon, de 16 a 20 de novembro.
Novo Renault Kangoo Van E-TECH foi apresentada; saiba mais!
Estamos falando de um veículo clássico da marca. A Renault Kangoo foi lançada originalmente em 1997. Desde então, se tornou uma referência em sua categoria. Isso contando o mercado europeu e o brasileiro também. Agora, ela chega a sua terceira geração usando a plataforma Renault CMF-C (assim como a Mercedes-Benz Citan) e com um design mais moderno.
Agora, meses depois de sua chegada, a nova Renault Kangoo Van E-TECH foi apresentada oficialmente. Esta será e segunda vez em que este modelo será lançado. A Renault Kangoo ZE foi lançada em 2011 e fez com que a marca se destaque nas vendas deste tipo de carro. E agora, o modelo passa ter um visual mais alinhado a outros modelos da marca e ganha nomenclatura da linha de carros elétricos da marca.
Esta nova versão da Kangoo elétrica estará sendo vendida na versão para o transporte de carga. E ela traz alguns atributos para quem precisa de um veículo deste tipo. Por não ter uma divisão entre a porta do passageiro e a porta traseira corrediça, o acesso ao compartimento de carga é facilitado. Esta inovação é chamada de “Abre-te Sésamo by Renault”.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
O carro ainda conta com uma prateleira dobrável. A marca diz que ela possui os mesmos números de capacidade da versão à combustão. Ou seja, a Renault Kangoo Van E-TECH tem um volume de carga de 3,9 m³ e 1.500 kg de capacidade de tração. Já a capacidade de carga útil é de até de 600kg. Um modelo mais longo estará sendo disponibilizado em breve. Segundo a Renault, o volume de carga e carga útil permitida serão maiores (4,9 m³ e 800 kg, respectivamente).
Itens de série
A versão elétrica da nova Renault Kangoo estará equipada com itens de tecnologia e segurança. Ao centro do painel, por exemplo, estará a central multimídia Renault Easy Link com tela de oito polegadas. Você pode usá-la para acessar alguns serviços conectados. O painel de instrumentos também é digital (com tela de 10 polegadas).
O carro conta ainda com alguns atributos interessantes. Destaque para o cartão handsfree, freio automático de estacionamento, bancos dianteiro com encosto central rebatido e entre outros. O pacote de assistentes de condução ADAS também está disponível. Nele, é possível encontrar, por exemplo, o regulador de velocidade adaptativo (com função de parada e partida automática) e assitente para autoestradas e tráfego intenso.
Motorização
A Renault Kangoo Van E-TECH está equipada com um motor elétrico que gera uma potência máxima de 120 cv e torque de 24,5 kgfm. A experiência a bordo poderá ser mais interessante com os seis modos de condução disponíveis. Sem falar das três opções de frenagem regenerativa.
- Sailing
- Drive (B2)
- Brake (B
]Ele estará sendo alimentado por uma bateria de íons de lítio compacidade de 45 kWH. Ela pode fazer com que o carro tenha uma autonomia de 300 km (ciclo WLTP). Você pode usar três tipos de carregadores neste veículo. Sendo eles um carregador rápido de 80 kW, um Caméléon de 22 kW (recarga rápida) e o Caméléon de 11 kW. O carro pode recuperar 170 km em 30 minutos no do meio.
Já com um Wallbox (11 kW), é possível carregar uma Kangoo com 15% de bateria em 3h50. Por fim, com um Wallbox de 7,4 kW, uma carga total será de menos de seis horas.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.