A 1ª Van 100% elétrica do Brasil: conheça a JAC iEV750 VIP

JAC
A  JAC iEV750 VIP se torna a1ª Van 100% elétrica do Brasil e tem espaço para 13 passageiros (Foto: Divulgação/JAC)

O ano de 2021 vai ficar marcado na história da JAC. Isso porque a marca lançou neste ano diversos produtos novos em sua linha de carros elétricos aqui no Brasil. E esta semana foi a vez dela fazer história e lançar a 1ª van de transportes de passageiros 100% elétrica do País. Estamos falando da JAC iEV750 VIP. O modelo tem espaço para 13 passageiros e é bem econômica.

JAC
Divulgação / JAC

A  JAC iEV750 VIP se torna a1ª Van 100% elétrica do Brasil e tem espaço para 13 passageiros; conheça

Este é mais um lançamento de carros elétricos da marca no Brasil. Para a linha de automóveis de passeio, foram apresentados neste ano o compacto E-JS1 e o SUV E-JS4. Sem falar do sedã E-J7, que começará a ser vendido no próximo ano. Já a linha de comerciais leves ganhou a versão furgão iEV750 e o VUC iEV350T. Agora, um modelo de transporte de passageiros chega para ser mais uma solução de mobilidade sustentável.

Aliás, a JAC iEV750 VIP não estava nos planos da montadora. De acordo com Sérgio Habib, presidente do grupo SHC, a alta demanda fez com que a montadora procurasse uma empresa para fazer uma parceria. E eles encontraram. Trata-se da Alpha6, uma tradicional empresa do ramo de transformação de veículos comerciais. Sua sede fica localizada no interior de São Paulo.

JAC
JAC iEV750 VIP (Foto: Divulgação/JAC)

“A chegada da iEV750 Vip nos dá um sabor especial: é a prova de que estávamos certos quando optamos por verter toda a nossa linha para modelos 100% elétricos! Esse modelo foi um pedido objetivo de nossos clientes”, diz

O carro custa R$ 419.900 mais R$ 60.0000 da transformação. A marca diz que ela já pode ser encomendada em todas as concessionárias do Brasil. Mas a entrega pode demorar um pouco: “O prazo de entrega comercial será de 60 dias, mas estimamos encurtar esse prazo”, prevê Leandro Zillig, socio fundador da Alpha6. No lado externo, pouca coisa muda com relação ao iEV750 furgão.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

JAC
JAC iEV750 VIP (Foto: Divulgação/JAC)

A grande novidade é que a Alpha6 instalou vidros nas laterais e na traseira. Enquanto isso, a parte do frontal tem faróis halógenos. Olhando de frente, é possível encontrar alguma semelhança com a Mercedes-Benz Sprinter mais velha.

Como é feito o acesso?

JAC iEV750 VIP (Foto: Divulgação/JAC)

Do mesmo modo que em outras vans de passageiros, o acesso para o lado interno é feio pela porta direita. Esta porta pode ser aberta por meio de uma tecla no painel ou um controle remoto. O estribo pode ser usado como degrau. Já o interior foi todo transformado. Podemos ver nas fotos que o banco dianteiro do passageiro foi retirado. Ou seja, mais espaço para acessar o veículo.

Foram adicionados 13 bancos para os passageiros. Eles estão distribuídos da seguinte forma: três fileiras com três poltronas e a última com quatro poltronas. E eles viajam com bastante conforto. Cada um deles possui aletas de ventilação individuais. Serão nelas que serão regulados o fluxo do ar-condicionado.

JAC iEV750 VIP (Foto: Divulgação/JAC)

Segundo a marca, um climatizado independente foi instalado. A Jac iEV750 VIP possui ainda isolamento acústico e térmico. Sem falar que o revestimento nos pisos, nas laterais e no teto também são novos. Já o painel é bastante simples. O carro possui Radio FM, painel de instrumentos analógico e entre outros itens.

JAC iEV750 VIP (Foto: Divulgação/JAC)

A JAC ainda diz que a aplicação deste veículo “será no transporte executivo de passageiros em curtas/médias distâncias, com especial destinação para aeroportos, hotéis, resorts, restaurantes e empresas de transporte em geral”.

Motorização

JAC iEV750 VIP (Foto: Divulgação/JAC)

O JAC iEV750 VIP traz debaixo do capô um motor elétrico que pode gerar uma potência máxima de 163 cv e torque máximo de 750 Nm. Ele é alimentado por uma bateria de 92 kWh. Já sua autonomia é de 235 km. Um dos métodos de para ganhar energia é o uso do i-Pedal. Este também está disponível em outros modelos da linha elétrica. No caso, o motor vira um gerador toda vez que o motorista tira o pé do acelerador.

Este veículo pode ser uma boa opção para empresas que buscam soluções eficientes para o transporte de pessoas. E para quem busca economia também. A montadora chinesa diz que uma das vantagens econômicas é o fato dele não possuir, câmbio, embreagem, bicos injetores, bomba de injeção e outros componentes. Ela também cita vantagens relacionadas ao uso do motor elétrica.

“Na ponta do lápis, uma carga de 92 kWh, na média de custo de energia elétrica no Estado de São Paulo, custa R$ 55 (ou R$ 0,60/kWh). Como o modelo da JAC percorre até 235 km após esse investimento por recarga, a conta final é a seguinte: R$ 0,23 por km rodado”, diz a JAC.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar