Renault anuncia estratégia global para os próximos anos

A Renault anunciou nesta quinta-feira (14) seu plano estratégico mundial para os próximos anos. De acordo com o comunicado...

A Renault anunciou nesta quinta-feira (14) seu plano estratégico mundial para os próximos anos. De acordo com o comunicado, haverá uma ampla reestruturação da empresa e de suas marcas, com a adoção de mais carros elétricos e híbridos. A Alpine, marca de esportivos, terá um maior destaque a partir deste ano, já que passará a dar o nome para a equipe de Fórmula 1 da Renault.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Reestruturação da Renault

Toda a reestruturação será feita em três fases. A primeira, que irá até 2023, será a “Ressurreição”. O foco será recuperar o caixa e as margens de lucro da companhia. Depois será a vez da etapa “Renovação”, prevista para durar até 2025 com o lançamento de novos carros para aumentar a lucratividade da marca. Por último, a fase “Revolução” terá como base o modelo de negócios de mobilidade, tecnologia e energia.

Até 2025, a Renault pretende lançar 14 veículos, sendo sete totalmente elétricos e os demais no segmento C/D. Todos esses carros terão uma versão elétrica e híbrida. Para representar essa nova fase, a empresa olhou para o passado e revelou o conceito Renault 5, uma releitura elétrica do clássico dos anos 1980.

Alpine

Responsável pelo esportivo A110, a Alpine vai ganhar mais relevância. Ela será a responsável pelas atividades de pista do grupo francês, absorvendo a Renault Sport Cars (que tem como legado os esportivos R5 Turbo, Clio V6 e Mégane RS Trophy) e a Renault Sport Racing (que era a responsável pela equipe de F1 e pelas competições automotivas em geral).

Nos próximos anos, a Alpine vai lançar um compacto (segmento B) e um crossover (segmento C), ambos esportivos e elétricos. O substituto do A110 também utilizará energia elétrica e será desenvolvido juntamente com a Lotus.

Dacia

A Dacia, responsável pelo projeto de Sandero, Logan e Duster, não foi deixada de lado. Segundo a Renault, a empresa romena seguirá desenvolvendo veículos mais acessíveis e ficará mais próxima da Lada, criando uma unidade de negócios nova.

LEIA MAIS: Veja dicas para viajar com segurança durante o período de chuvas

Viagem de moto: itens do sistema de freio precisam de revisão

O primeiro passo para a reestruturação da Dacia será o lançamento na Europa dos novos Sandero e Logan neste ano. Além deles, a empresa vai apresentar o Spring, um compacto urbano elétrico que promete ser o mais acessível do continente europeu. E outros três veículos serão lançados até 2025.

A unidade de negócios Dacia-Lada também vai utilizar a plataforma CMF-B do grupo, centralizando o desenvolvimento de veículos apenas nela. Dessa forma, será possível desenvolver carros equipados com motores híbridos ou de energia alternativa.

Já o conceito Bigster Concept vai marcar a entrada da Dacia no segmento C, com um SUV médio mais acessível.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA