Tags

Destaques

Viagem de moto: itens do sistema de freio precisam de revisão

Créditos: Foto: Pixabay
14 janeiro, 2021
Da Redação, com assessoria

Viagens de moto pedem alguns cuidados especiais. O principal deles é estar atento às revisões e manutenções necessárias para evitar falhas e imprevistos durante o passeio. O sistema de freios, por exemplo, conta com vários itens que precisam ser avaliados antes de pegar a estrada.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

4 itens do sistema de freio que não podem ficar fora da revisão

1. Pastilhas e discos de freio

As pastilhas e os discos de freio são responsáveis por gerar o atrito necessário para frear a moto. Por isso, é necessário que eles sejam verificados na revisão e, se necessário, substituídos.

Peças danificadas e desgastadas podem apresentar ruído, vibração e perda da eficiência da frenagem, prejudicando a dirigibilidade do condutor e até ocasionando acidentes.

2. Fluido de freio

O fluido de freio é um componente higroscópico. Isso significa que ele absorve umidade e vai perdendo suas características durante sua vida útil. A revisão permite medir o ponto de ebulição do fluido e até mesmo sua porcentagem de água. A partir dessa análise é possível descobrir se é necessário realizar a troca ou não.

“O fluido de freio possui validade e, por isso, precisa ser substituído de tempos em tempos. É indicado que a troca seja feita a cada 10 mil km rodados ou um ano, o que vier primeiro”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil,

3. Cabos

É necessário ficar atento às condições dos cabos de acionamento de freio, embreagem e acelerador. Eles precisam estar íntegros e correndo livremente dentro de seus tubos para que não se rompam, além de estarem regulados de forma correta.

4. Ajuste e regulagem

É recomendado consultar o manual da moto para conferir se não há folga no pedal de freio e no manete. O ajuste deve ser feito sempre de acordo com as especificações de cada veículo.

LEIA MAIS: Os erros mais comuns nas trocas de óleo das motos – e como evitá-los
Motos: saiba o que aumenta o consumo de gasolina

Motos mais legais do mundo

Harley-Davidson, Triumph e Kawasaki são algumas das marcas que fazem sucesso entre os fãs de motocicletas. Assim como elas, outras companhias fabricam veículos de todos os tipos, que variam desde os mais confortáveis até os radicais, indicados para motocross. Na galeria, veja alguns dos modelos mais legais do mundo.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.