Tecnologia e Trânsito: combinação vem salvando vidas

economizar combustível
(Foto: Freepik)

Mais uma vez a tecnologia de ponta no trânsito mostra que pode salvar vidas com alertas que avisam sobre uma possível colisão e fornecem instruções do que fazer para diminuir o impacto.

Quem conta essa história ao Garagem360 é Denis Silva, gerente de desenvolvimento de produtos, que passou por uma péssima experiência no anel rodoviário que circunda a região central de São Paulo, Rodoanel. Saiba a seguir.

Tecnologia e trânsito: combinação vem salvando vidas
Ilustrativa (|Foto: Divulgação/VW)

Motorista relata que sem tecnologias, acidente poderia ter sido fatal; entenda

Denis conta que caso seu carro não fosse amparado por tecnologias disponíveis para prevenção e mitigação de acidentes, a colisão poderia ter sido fatal.

VEJA TAMBÉM

O gerente relata que, por trocar de faixa sem sinalizar a manobra, uma carreta graneleira atingiu o veículo de Silva, na lateral, fazendo com que ele perdesse o controle do carro. Após rodar, o veículo posicionou-se na frente da carreta ainda em movimento, arrastando-o por alguns metros.

Quando ambos veículos pararam, enquanto Denis assimilava a situação com dores, escoriações, o susto da pancada e muitos danos materiais, o motorista da carreta se evadiu do local sem prestar socorro.

Essa, infelizmente, é uma situação recorrente nas estradas do mundo. De acordo com os últimos dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), apenas em 2020 no Brasil, foram registradas 28.995 mortes em decorrência de incidentes viários.

Diante disso, Silva pondera:

“Como há algum tempo utilizo o carro da empresa que dispõe de tecnologias para prevenção de acidentes, entendo que sobrevivi graças a essas soluções, tanto no momento como com o que aprendi anteriormente”.

Ilustrativa (Foto: Divulgação/VW

Uma das tecnologias, segundo Silva, foi fundamental “o Pointer View, por exemplo, que emite alertas para pedestres, mudanças de faixa sem seta e possíveis colisões, me mostrou que a carreta estava vindo em minha direção de forma insegura”

“Então, consegui reduzir ainda mais minha velocidade, evitando que o impacto e projeção do veículo para os lados fosse ainda maior”. “Salvou minha vida”, diz.

Dupla “Tecnologia e Trânsito” salvando vidas

Silva conclui que independente do motivo de você estar nas estradas, seja a trabalho ou por motivos pessoais, a principal ideia é quando combinamos tecnologia e trânsito, todos podemos ser melhores, seguir as regras e agir corretamente para ajudar a salvar vidas.

Denis Silva é gerente de desenvolvimento de produtos na Pointer by PowerFleet Brasil

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar