Relembre como era o mercado automobilístico quando o Palmeiras foi campeão brasileiro pela última vez
Em 18 de dezembro de 1994, Palmeiras e Corinthians decidiam a final do Campeonato Brasileiro. Com o empate em 1 a 1, o time alviverde chegou ao seu oitavo título nacional. Passados praticamente 22 anos, a equipe está muito próxima de um novo título, encerrando um de seus maiores jejuns. Neste período o mercado automobilístico mudou completamente, como o Garagem360 mostra no álbum abaixo, que relembra quais veículos rodavam no Brasil na última conquista palmeirense.
- BMW Serie 3 E36 era um dos sonhos de consumo da época |Foto: Divulgação
- BMW Serie 3 E36 |Foto: Divulgação
- Chevrolet Corsa: então novidade, o hatch chegou a ter fila de espera de meses, tamanha era a procura |Foto: Divulgação
- Chevrolet Corsa |Foto: Divulgação
- Chevrolet Kadett: já estava no Brasil há alguns anos, mas ainda fazia sucesso, principalmente com a versão esportiva GSi |Foto: Divulgação
- Chevrolet Kadett |Foto: Divulgação
- Chevrolet Monza: já era um veterano, mas só sairia de linha dois anos mais tarde, em 1996 |Foto: Divulgação
- Chevrolet Omega: carro mais moderno da época, o sucessor do Opala era sinônimo de veículo luxoso em 1994 |Foto: Divulgação
- Chevrolet Vectra: ainda na primeira geração, o sedã já começava a construir sua fama, principalmente por conta da versão GSi de 150 cv |Foto: Divulgação
- Chevrolet Vectra |Foto: Divulgação
- Fiat Elba: a perua derivada do Uno ainda estava presente no mercado, nos tempos em que as peruas faziam sucesso no Brasil |Foto: Divulgação
- Fiat Elba |Foto: Divulgação
- Fiat Premio: embora nunca tenha sido um sucesso de vendas, o sedã também tentava um espaço no mercado nacional |Foto: Divulgação
- Fiat Premio |Foto: Divulgação
- Fiat Tipo: com o Dólar baixo na época, vendia mais que muitos veículos nacionais, chegando a disputar a liderança geral das vendas |Foto: Divulgação
- Fiat Tipo |Foto: Divulgação
- Fiat Uno Turbo: primeiro veículo brasileiro a sair turbinado de fabrica, era um dos melhores esportivos de 1994 |Foto: Divulgação
- Fiat Uno Mille: versão mais “civilizada” do hatch, ajudava o modelo a ficar entre os mais vendidos do ano |Foto: Divulgação
- Fiat Uno Mille: versão mais “civilizada” do hatch, ajudava o modelo a ficar entre os mais vendidos do ano |Foto: Divulgação
- Ford Escort: rivalizava com o Kadett, principalmente por conta da esportiva XR3 |Foto: By Kieran White from Manchester, England (1992 Ford Escort XR3i Cabriolet) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
- Ford Escort |Foto: By Lebubu93 (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
- Lada Laika: os modelos da empresa russa faziam relativo sucesso no Brasil, principalmente por conta do baixo preço |Foto: By Charles01 – Own work, CC BY-SA 3.0, Link
- Lada Niva |Foto: By TTTNIS (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- Lada Niva |Foto: By TTTNIS (Own work) [CC0], via Wikimedia Commons
- Lada Samara |Foto: By Raf24 (Own work) [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons
- Lada Samara |Foto: Torsten Maue [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
- Volkswagen Fusca: em linha desde 1993, o simpatico VW tentava concorrer contra projetos mais modernos, além dos importados |Foto: Divulgação
- Volkswagen Fusca |Foto: Divulgação
- Volkswagen Gol: líder do mercado há oito anos, na época, o hatch estava no fim de sua primeira geração, já convivendo com o sucessor |Foto: Divulgação
- Volkswagen Gol |Foto: Divulgação
- Volkswagen Gol “bolinha”: a segunda geração do Gol estreou naquele ano e consolidou o modelo diante dos novos concorrentes |Foto: Divulgação
- Volkswagen Gol “bolinha” |Foto: Divulgação
- Volkswagen Voyage: ainda na primeira geração, o devirado do Gol não ganharia um sucessor até 2008, quando foi relançado junto com a quinta geração do hatch |Foto: Divulgação
- Volkswagen Golf: a terceira geração do hatch já circulava no Brasil, mas ainda como importado |Foto: Divulgação
- Volkswagen Golf |Foto: Divulgação
- Volkswagen Santana: modelo mais luxuoso da VW nacional da época, fazia muito sucesso no mercado em 1994 |Foto: By Alfacevedoa (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
- Volkswagen Santana |Foto: By Alfacevedoa (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
- Volkswagen Pointer: em tempos de Autolatina, era feito junto com o Ford Escort, com quem compartilhava plataforma; durou só dois anos e foi tirado de linha após o fim do “casamento” entre as duas empresas |Foto: By Mamede (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- Volkswagen Pointer |Foto: Por Sem fonte automaticamente legível. Presume-se que a autoria seja de Daniels59~commonswiki, baseando-se nas informações sobre direito autoral. – Sem fonte automaticamente legível. Presume-se que seja obra própria, baseando-se nas informações sobre direito autoral., Domínio público, Ligação
- Volkswagen Logus: assim como o Pointer, era deridado do Escort e também saiu de linha com o fim da Autolatina, em 1996 |Foto: By Diego HC (Own work) [GFDL or CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.