Regra que você esqueceu nas férias vai te custar R$ 130 a partir de segunda-feira (12) em SP

Suspensão do rodízio 2026 em SP termina dia 9 de janeiro. Confira calendário por placa, horários e multas para não ser pego de surpresa

Após o período de festas e férias escolares, o trânsito paulistano retoma seu ritmo habitual e, com ele, a volta de uma restrição temida pelos motoristas. O rodízio municipal de veículos em São Paulo, suspenso desde 22 de dezembro de 2025, será reativado na próxima segunda-feira, dia 12 de janeiro de 2026.

Acompanhe o Garagem360 e saiba evitar pontos desnecessários na CNH!

Quando o rodízio SP volta a valer em 2026?

A suspensão temporária do rodízio para carros de passeio segue válida apenas até esta sexta-feira, 9 de janeiro. Durante este sábado e domingo, como de costume, a circulação é livre. No entanto, a partir das 7h da manhã de segunda-feira (12/01), a fiscalização por radares e agentes da CET volta a operar normalmente em toda a área do Centro Expandido.

Rodízio de carros SP 2026

Rodízio em SP termina no dia próximo dia 09/01 | Foto: Imagem gerada por IA

Vale lembrar que o rodízio para caminhões e as zonas de restrição máxima (ZMRC e ZMRF) não foram suspensos e continuam vigentes mesmo durante o recesso dos automóveis.

Calendário do Rodízio SP 2026

A restrição ocorre de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã (7h às 10h) e tarde/noite (17h às 20h). Confira abaixo o dia da semana em que seu veículo está proibido de circular de acordo com o final da placa:

Dia da Semana Final da Placa
Segunda-feira 1 e 2
Terça-feira 3 e 4
Quarta-feira 5 e 6
Quinta-feira 7 e 8
Sexta-feira 9 e 0

Onde a restrição é aplicada e qual a punição?

A área de restrição, conhecida como Centro Expandido, engloba as vias que delimitam o chamado Mini-anel Viário. Se você circular dentro deste perímetro nos horários proibidos, estará cometendo uma infração de trânsito.

Rodízio de carros SP 2026

Foto: Reprodução (Detran-SP)

Área de abrangência

Estão incluídas vias essenciais como as Marginais Tietê e Pinheiros, além das avenidas Bandeirantes, Afonso D’ Escragnolle Taunay, Tancredo Neves, Salim Farah Maluf e o Complexo Viário Maria Maluf.

O que acontece com quem “furar” o rodízio?

Desrespeitar a regra é considerado uma infração de natureza média. As punições para o motorista são:

  • Multa no valor de R$ 130,16;
  • Acréscimo de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Você sabia que até mesmo carros registrados em outros municípios devem seguir rigorosamente o rodízio de São Paulo ou prefere arriscar o trajeto pelas vias alternativas? Conte para nós como você organiza sua rota nos dias de restrição!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.