Reforma tributária permitirá a criação de novo IPVA? Entenda o que é mito e o que é verdade

Reforma tributária permitirá a criação de novo IPVA? Saiba o que prevê a proposta e veja como não cair em pegadinhas sobre a legislação

Uma informação que circula nas redes sociais diz que a Reforma Tributária vai criar um IPVA, que será batizado de “IPVA Ecológico”. Esse tributo, aliás, seria somado ao imposto já existente. Mas isso é verdade ou é um mito? Logo abaixo, o Garagem360 explica todos os detalhes. Acompanhe!

O que é a Reforma Tributária? 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

É uma proposta cujo objetivo é simplificar e oferecer mais transparência para a tributação do consumo de bens e serviços. Em paralelo, contribui para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira. 

A proposta, inclusive, já foi aprovada pela PEC 45/2019 e promulgada em Emenda Constitucional 132 em 20 de dezembro de 2023. Agora, ocorrerá a transição do sistema tributário atual para o novo formato, que deve finalizar em 7 anos. 

Em 2024 e no ano seguinte, o foco é regulamentar a adaptar a Reforma Tributária. Esse processo, porém, é um baita desafio, sobretudo para a população que se depara com diversas informações sobre o assunto e não sabe o que é verdade e o que é mentira. 

Uma delas é em relação ao IPVA. Nas redes sociais, algumas pessoas têm afirmado que:

“A reforma tributária vai criar um “IPVA Ecológico”, que será somado ao IPVA já existente.”

Será mesmo? Explicamos! 

Leia também:

Reforma tributária permitirá a criação de novo IPVA? 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Não. Na verdade, a Reforma vai autorizar a redução do tributo para os veículos com baixa emissão de carbono, como os carros eletrificados, o que contribui diretamente para a sustentabilidade ambiental do País. 

Essa declaração foi divulgada pelo próprio Governo Federal, que tem uma página gratuita que informa o que é fato ou fake sobre a reforma tributária. Vale a pena conferir.

Isenção do IPVA 2025: quem tem direito? 

Se você não se encaixa no benefício mencionado acima, o Garagem360 destaca que há outras formas de garantir a isenção do IPVA, como: 

  • Isenção por ano de fabricação do veículo;

  • Isenção para Táxi e mototáxi;

  • Isenção para Transporte Escolar;

  • Isenção para PcD;

  • Isenção para diplomatas.

De qualquer forma, é importante que você saiba que cada estado é responsável por definir as suas próprias regras. Por isso, consulte os órgãos da sua região para descobrir se você tem direito à isenção do IPVA. 

Leia também: 5 carros que não pagam IPVA em 2025

Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA