Reforma tributária permitirá a criação de novo IPVA? Entenda o que é mito e o que é verdade

Reforma tributária permitirá a criação de novo IPVA? Saiba o que prevê a proposta e veja como não cair em pegadinhas sobre a legislação

Uma informação que circula nas redes sociais diz que a Reforma Tributária vai criar um IPVA, que será batizado de “IPVA Ecológico”. Esse tributo, aliás, seria somado ao imposto já existente. Mas isso é verdade ou é um mito? Logo abaixo, o Garagem360 explica todos os detalhes. Acompanhe!

O que é a Reforma Tributária? 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

É uma proposta cujo objetivo é simplificar e oferecer mais transparência para a tributação do consumo de bens e serviços. Em paralelo, contribui para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira. 

A proposta, inclusive, já foi aprovada pela PEC 45/2019 e promulgada em Emenda Constitucional 132 em 20 de dezembro de 2023. Agora, ocorrerá a transição do sistema tributário atual para o novo formato, que deve finalizar em 7 anos. 

Em 2024 e no ano seguinte, o foco é regulamentar a adaptar a Reforma Tributária. Esse processo, porém, é um baita desafio, sobretudo para a população que se depara com diversas informações sobre o assunto e não sabe o que é verdade e o que é mentira. 

Uma delas é em relação ao IPVA. Nas redes sociais, algumas pessoas têm afirmado que:

“A reforma tributária vai criar um “IPVA Ecológico”, que será somado ao IPVA já existente.”

Será mesmo? Explicamos! 

Leia também:

Reforma tributária permitirá a criação de novo IPVA? 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Não. Na verdade, a Reforma vai autorizar a redução do tributo para os veículos com baixa emissão de carbono, como os carros eletrificados, o que contribui diretamente para a sustentabilidade ambiental do País. 

Essa declaração foi divulgada pelo próprio Governo Federal, que tem uma página gratuita que informa o que é fato ou fake sobre a reforma tributária. Vale a pena conferir.

Isenção do IPVA 2025: quem tem direito? 

Se você não se encaixa no benefício mencionado acima, o Garagem360 destaca que há outras formas de garantir a isenção do IPVA, como: 

  • Isenção por ano de fabricação do veículo;

  • Isenção para Táxi e mototáxi;

  • Isenção para Transporte Escolar;

  • Isenção para PcD;

  • Isenção para diplomatas.

De qualquer forma, é importante que você saiba que cada estado é responsável por definir as suas próprias regras. Por isso, consulte os órgãos da sua região para descobrir se você tem direito à isenção do IPVA. 

Leia também: 5 carros que não pagam IPVA em 2025

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA