Quer comprar carro na internet? Atenção aos golpes é necessária
Quer comprar carro na internet? Veja como fugir dos golpes e fazer uma compra segura mesmo usando como base a internet.
Quer comprar carro na internet? As vendas de veículos (carros e motos) aumentaram 22,4%, no segundo trimestre de 2-14, de acordo com a Sondagem de Comércio da FGV IBRE.
No entanto, essa modalidade de compra exige cautela, principalmente com o aumento de golpes. Estudo da OLX, revelou que os brasileiros perderam R$ 2,7 bilhões em negócios com pessoas mal intencionadas e os principais alvos dos falsos vendedores são justamente carros e motos.
Mas não se preocupe (ou se preocupe se você não se atenta a essa problemática), é possível identificar um golpe e fugir dele.
Quer comprar carro na internet? Veja como fugir dos golpes
Com a alta procura de carros, os fraudadores estão “afiados” nos golpes, mas você também pode estar. Para ajudar os consumidores, a Olho no Carro, plataforma de consulta veicular dá dicas valiosas:
1 – Fique atento aos preços
O primeiro sinal de fraude é o preço no anúncio. Está muito abaixo? O vendedor está demorando para falar sobre preços ou o cálculo é muito complicado. Desconfie.
“Muitas vezes, ofertas com valores abaixo do esperado podem parecer tentadoras, mas elas também podem ser um sinal ruim para o comprador”, ressalta a Olho no Carro.
A sugestão aqui é tomar cuidado com ofertas muito tentadoras, pois podem ser sinônimo de golpes ou, até mesmo, de veículos em mau estado de conservação.
2 – Pesquise sobre o vendedor
Nada de comprar sem conhecer o vendedor ou saber sua reputação, principalmente na internet. Faça uma pesquisa prévia sobre o vendedor do veículo que você quer.
Muitas concessionárias têm perfis nas redes sociais e marketplaces. Essas são as melhores opções para você, mas também precisa verificar se aquele perfil é o verdadeiro e se o carro anunciado realmente existe e é daquele anunciante.
3 – Não pague nada adiantado
Entrada facilitada, depósito de caução, dinheiro para “segurar” o carro, entre outras desculpas não devem funcionar com você. Nenhuma concessionária ou vendedor sério vai te pedir dinheiro antecipadamente, seja como um sinal para compra do veículo, seja para a aprovação de crédito.
“É sempre recomendável que não seja efetuada nenhuma movimentação financeira antecipadamente, afinal, isso pode ser um golpe e o suposto vendedor pode sumir com o seu dinheiro sem que o veículo seja de fato vendido para você”, ressalta a Olho no Carro.
Leia também:
Especialista revela os riscos e vantagens de comprar e vender carro pela internet
4 – Conheça o veículo pessoalmente
Gostou do veículo e quer vê-lo de perto? Pois veja-o. Vá até o local que o vendedor está, olhe atentamente o veículo, faça um test-drive e se estiver realmente interessado, leve um mecânico de sua confiança para veificar mecânica, elétrica e lataria.
Nada de cair na conversa do vendedor que te pressiona para fechar logo o negócio, alegando, por exemplo, que existem outros clientes interessados no mesmo anúncio.
5 – Verifique o histórico
Verificou o veículo e agora quer fechar o negócio? Calma que ainda não acabou. É o momento de verificar as informações referentes ao histórico do veículo.
Você pode usar a pesquisa do Renavam disponibilizada no site GOV.BR ou solicitar os serviços de uma empresa do ramo, como é o caso da Olho no Carro. Independente da escolha, você conseguirá verificar, por exemplo, se há passagens por leilão, roubos ou problemas legais.
Eai, gostou das dicas? Já foi vítima ou conhece alguém que foi passada para trás em um golpe envolvendo carro ou moto? Nos conte mais nos comentários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.