Tags

Notícias

22ª Baja SAE Brasil – Petrobras traz mudanças no regulamento

Créditos: Foto: Divulgação

Competição reunirá 1.460 estudantes em São Paulo entre os dias 31 de março e 3 de abril

Universitários das cinco regiões brasileiras já estão se preparando para participar da 22ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobras, que será realizada entre os dias 31 de março e 3 de abril em São José dos Campos, no interior de São Paulo. E este ano o evento terá mudanças no regulamento.

As principais são relacionadas à segurança da prova. O abastecimento dos carros, por exemplo, agora deverá ser feito antes da inspeção. Também irão valer novas regras para o sistema elétrico do veículo e o controle de configuração do motor. E o espaço destinado ao abastecimento mudou por conta da obrigatoriedade do uso de contêineres para o combustível, sistema de reabastecimento, funil e extintor, reforçando, assim, a segurança e organização do local.

Foto: Divulgação
Optimized-5292_2
Veículos usados na competição têm estrutura tubular em aço e motor padrão de 10 cv  

Nesta edição, são 74 equipes inscritas, de 68 instituições de ensino superior e 1.460 estudantes de engenharia das cinco regiões brasileiras, que, assistidos por professores das universidades, desenvolveram e construíram projetos inovadores de carros para a competição. Além dos protótipos, os times são responsáveis pela administração e viabilização econômica do projeto.

O Sudeste lidera em número de equipes, com 44 (23 são de São Paulo, 10 de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo), seguido pelo Nordeste, com 13 (quatro da Paraíba, três de Pernambuco, duas do Rio Grande do Norte, uma de Alagoas, uma da Bahia, uma do Maranhão e uma do Piauí).

O Sul inscreveu 11 (seis do Rio Grande do Sul, três do Paraná e duas de Santa Catarina), e o Centro-Oeste (Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com uma equipe cada) e Norte (Amazonas uma e Pará duas) serão representadas por três equipes cada.

As três escolas que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Rochester, que será realizada entre os dias 9 e 12 de junho, em Rochester, Nova York, nos Estados Unidos.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir projetos em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira à inovação”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE Brasil.

Carros

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 cavalos, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelos estudantes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Baja SAE Brasil - Petrobras

Data: 31 de março a 3 de abril

Horário: das 8h30 às 19h (dia 31/03), das 9h às 19h (1/04 e 2/04)  e das 9h15 às 15h (dia 3/04)
Local: Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, Bairro Eugenio de Melo, São José dos Campos – SP

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.