Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico? Veja ranking

Veja quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico vendido no Brasil após revisão do Inmetro. Valores são bem diferentes dos anunciados!

Você acha que sabe quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico? Pois saiba que isso pode ter mudado agora.

Isto porque o Inmetro revisou a autonomia dos veículos e os novos valores são bem abaixo do esperado, como veremos.

Os carros da Mercedes sofreram que pesado na autonomia declarada!

Os carros da Mercedes sofreram que pesado na autonomia declarada! (Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico segundo o Inmetro?

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente uma atualização relacionada à autonomia dos carros elétricos disponíveis no Brasil.

Esta se baseia em uma avaliação cuidadosa realizada pelo órgão. Como objetivo ela teve refletir a autonomia real dos veículos nas condições climáticas e estruturais específicas do nosso país.

Assim, a principal mudança é que a autonomia real dos carros elétricos é, em média, 30% menor do que a indicada originalmente pelas montadoras.

Agora as montadoras devem adaptar seus materiais oficiais de acordo com esse padrão revisado.

Nova autonomia dos carros elétrico segundo o Inmetro

A atualização do Inmetro teve um impacto variado em diferentes modelos de carros elétricos. Um exemplo notável é o Mercedes-Benz EQE 300, cuja autonomia diminuiu de 645 km para 369 km, uma queda de impressionantes 42,8%.

Da mesma forma, o BMW i4 M50 viu sua autonomia diminuir em 35%, passando de 510 km para 335 km.

Abaixo você confere o novo top 15 dos carros com maior autonomia seguindo os novos valores do Inmetro:

  1. BMW IX xDrive 50 – Autonomia antiga: 630 km; revisada pelo Inmetro para 528 km
  2. BMW i4 40 – 590 km; 422 km
  3. Chevrolet Bolt – 416 km; 390 km
  4. BMW iX3 – 460 km; 381 km
  5. Chevrolet Bolt EUV – 456 km; 377 km
  6. Mercedes-Benz EQS – 580 km; 373 km
  7. Mercedes-Benz EQE – 645 km; 369 km
  8. Jaguar I-Pace – 446 km; 362 km
  9. BMW i4 M50 – 510 km; 335 km
  10. BMW iX xDrive 40 – 425 km; 327 km
  11. Porsche Taycan GTS – 504 km; 318 km
  12. Audi RS e-tron GT – 472 km; 313 km
  13. BYD Tan – 437 km; 309 km
  14. Volvo XC40 – 418 km; 305 km
  15. Mercedes-Benz EQA – 496 km; 304 km

Padrão europeu e norte-americano eram insuficientes

Antes da implementação do padrão nacional do Inmetro, as montadoras se baseavam em padrões de avaliação europeus (WLTP) ou norte-americanos (EPA) para comunicar a autonomia de seus veículos elétricos.

Apesar da queda na autonomia, o Chevrolet Bolt acabou se destacando no novo top 15

Apesar da queda na autonomia, o Chevrolet Bolt acabou se destacando no novo top 15 (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Embora esses padrões sejam amplamente utilizados em todo o mundo, eles muitas vezes não refletiam as condições reais de uso no Brasil. Isso resultava em números de autonomia irreais, que podiam enganar os consumidores brasileiros.

Portanto, com a padronização nacional pelo Inmetro, a autonomia divulgada estará mais próxima da realidade.

Isso é um passo significativo para garantir que os motoristas possam fazer escolhas de compra mais conscientes e alinhadas com suas necessidades práticas.

Assim, saber quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico de verdade é muito mais que um capricho. Faz parte de um processo de maturidade do mercado nacional, que exige maior responsabilidade por parte das montadoras para garantir mais qualidade para o consumidor.

Você pode gostar: Tem como carregar um carro elétrico em casa? Saiba como

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

ASSISTA AGORA