Produção de veículos despenca em fevereiro e liga sinal de alerta

Na última sexta-feira (5), a Anfavea divulgou seu balanço mensal sobre a indústria automobilística do Brasil. E o resultado não foi...

Na última sexta-feira (5), a Anfavea divulgou seu balanço mensal sobre a indústria automobilística do Brasil. E o resultado não foi nada animador, já que a produção de veículos sofreu uma forte queda em fevereiro.

Somando todos os setores, a queda foi de 3,5% em relação a fevereiro de 2020. Foram fabricados 197 mil veículos durante os 28 dias do segundo mês de 2021. Este é o pior fevereiro desde 2016, o que liga o sinal de alerta para o setor.

Produção de veículos despenca

Segundo o presidente da Anfavea Luiz Carlos Moraes, o principal desafio das fabricantes brasileiras tem sido em retomar o ritmo normal de produção. “Muitas das nossas montadoras trabalharam até durante o Carnaval para tentar recompor os baixos estoques e compensar alguns atrasos e paradas por falta de insumos, mas ainda há muita dificuldade de retomar o ritmo normal de funcionamento das fábricas”, explica.

LEIA MAIS: Porsche Taycan Cross Turismo é revelada e virá ao Brasil

Suzuki Jimny 2022 recebe novidades e custa mais de R$ 100 mil

Para Luiz, o resultado negativo nos dois primeiros meses do ano ainda não significa que 2021 será um ano de baixas para o setor automobilístico, mas a situação é preocupante. “Temos duas crises se agravando. A sanitária é a que mais preocupa, pois vem ceifando cada vez mais vidas de brasileiros. A crise conjuntural, consequência da primeira, vem desorganizando toda a cadeia global de fornecimento e provocando gargalos e paradas cada vez maiores nas fábricas. A tudo isso se soma a fragilidade estrutural do ambiente de negócios no Brasil, que reduz nossa competitividade em nível internacional, e que não vem sendo devidamente atacada pelas várias esferas do poder público. Tudo isso gera um horizonte absolutamente nebuloso para o planejamento estratégico das empresas, e isso vale para todos os setores da economia”

Caminhões em alta

Se a média da indústria foi negativa, ao menos o setor de caminhões tem motivo para celebrar. Em fevereiro, foram produzidos 11,8 mil unidades, número 37,9% maior que em janeiro e 29,3% superior a fevereiro de 2020.

Neste primeiro bimestre, o setor de caminhões teve alta de 24,9% na produção, 11,8% nas vendas e 85,9% nas exportações, em relação aos números de janeiro e fevereiro do ano passado.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA