Processo da emissão da CNH terá tempo estendido em 2024

processo da emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) gera dúvidas em muita gente, afinal, existem regras e critérios um tanto quanto específicos para ter a habilitação em mãos.

Para a alegria de muita gente, algumas mudanças para 2024 podem tornar o processo da emissão da CNH mais abrangente para parte dos interessados.

Acompanhe o Garagem360 para verificar as últimas informações publicadas no Diário Oficial da União e fique por dentro!

 

Freepik

Processo de emissão da CNH para 2024 é alterado

No momento em que um cidadão decide tornar-se um condutor, é preciso dar entrada ao processo de emissão da CNH junto aos órgãos competentes, como o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e as autoescolas.

Esse processo conta com um prazo máximo para que o candidato finalize as etapas necessárias. Entretanto, muita gente ainda perde o período máximo por N questões.

Felizmente, uma nova decisão publicada no Diário Oficial da União porroga o prazo para a conclusão do processo da habilitação.

Essa nova mudança beneficia mais de 2 milhões de brasileiros que, por algum motivo, não conseguiram concluir a formação para se tornar um condutor.

 

Caption

Veja os detalhes da decisão

A mudança foi publicada na edição de quarta-feira (27/12/2023) do Diário Oficial da União do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), número 271.

De acordo com as informações propostas, a norma é assinada pelo Presidente do Conselho e ministro dos Transportes, Renan Filho.

Essa alteração é de suma importância para os condutores, afinal, o processo para a formação conta com diversas etapas, que incluem exames médicos, aulas teóricas, práticas e a realização de provas, que, aliás, acontecem junto ao Departamento Estadual de Trânsito.

 

Foto: Freepik

Prorrogação garante mais 12 meses aos condutores

Normalmente, os condutores que iniciam o processo para tirar a CNH têm até 12 meses para concluir o processo. Caso contrário, a “pauta” é perdida.

De acordo com a nova decisão oficial, o Diário da União aponta que, agora, o condutor conta com a prorrogação por 12 meses para o prazo final.

A mudança começa a valer a partir do momento da publicação oficial, e garante aos condutores um maior tempo de preparo para ter o documento em mãos.

É preciso deixar claro que os candidatos devem informar-se nas autoescolas quanto ao processo específico e aos prazos para cada etapa do processo, a fim de evitar possíveis surpresas.

Aproveite para conferir: Veja os carros que poderão rodar na Uber em 2024

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar