Preço do Toyota Yaris Cross assusta, mas “truque” do IPVA devolve R$ 21 mil ao dono
Yaris Cross híbrido chega por até R$ 190 mil. Veja preços, consumo de 18 km/l e como a isenção de IPVA em SP gera economia de R$ 21 mil
A Toyota lançou o Yaris Cross no Salão do Automóvel 2025 com o título de ‘primeiro SUV compacto híbrido flex’, mas o preço inicial de R$ 161 mil chocou por ser bem superior aos rivais. Porém, uma regra fiscal específica em São Paulo pode “devolver” todo o valor extra pago pelo comprador. Acompanhe o Garagem360 e entenda!
Quanto custa o Toyota Yaris Cross?
A espera acabou, mas o susto foi grande. Disponível em pré-venda, o Toyota Yaris Cross chega às lojas com uma tabela de preços salgada, posicionando-se cerca de R$ 20.000 acima de seus concorrentes diretos. Enquanto o recém-lançado Honda WR-V parte de R$ 144.990 e o líder VW T-Cross começa em R$ 119.990, o SUV da Toyota inicia sua oferta muito acima:
- XRE 1.5 (Combustão): R$ 161.390
- XRE Hybrid: R$ 172.390
- XRX Hybrid (Topo): R$ 189.990
Porém, o grande trunfo do modelo é a eficiência, prometendo médias de até 18 km/l graças ao sistema híbrido de 111 cv combinados. Mas será que a economia de combustível paga a diferença de preço?
Como economizar R$ 21 mil
Para os motoristas do estado de São Paulo, a conta muda drasticamente. Graças à legislação estadual que concede isenção ou restituição de parte do IPVA para veículos híbridos e elétricos (até determinado valor venal ou regras específicas vigentes), o Yaris Cross pode se tornar um negócio inteligente.
Fazendo as contas na ponta do lápis:
- Imposto: o IPVA em SP é de 4% sobre o valor do carro.
- Economia anual: na versão XRE Hybrid (R$ 172 mil), a isenção representa cerca de R$ 7.000 por ano que deixam de sair do seu bolso.
- Longo prazo: considerando que o brasileiro fica, em média, três anos com o carro zero, a economia total chega a R$ 21.000.
Ou seja: esse benefício fiscal praticamente anula a diferença de preço de R$ 20 mil em relação aos concorrentes que não são híbridos e pagam IPVA integral. É como se você recebesse um “reembolso” do valor pago a mais.
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Yaris Cross oferece manutenção mais barata que Honda e VW
Outro ponto que joga a favor da Toyota é o pós-venda. A marca fixou o preço da revisão anual em R$ 549, o menor da categoria. O Honda WR-V, por exemplo, fica em uma média de R$ 608, enquanto o T-Cross da Volks tem média de R$ 790.
Segurança de série, sem “pegadinhas”
Para justificar o ticket alto, a Toyota não economizou em segurança. Desde a versão de entrada, o Yaris Cross sai de fábrica com 6 airbags e o pacote de tecnologias semiautônomas (ADAS):
- Piloto automático adaptativo (ACC)
- Frenagem autônoma de emergência
- Alerta de mudança de faixa
- Farol alto automático
Isso diferencia o modelo do T-Cross de entrada, por exemplo, que exige a compra de versões mais caras para oferecer o mesmo nível de assistência.
Sabendo que em 3 anos você recupera os R$ 20 mil pagos a mais através da isenção de IPVA (em SP) e economia de combustível, você compraria o Yaris Cross ou ainda acha o WR-V mais negócio? Comente aqui!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.


