Preço do Toyota Yaris Cross assusta, mas “truque” do IPVA devolve R$ 21 mil ao dono

Yaris Cross híbrido chega por até R$ 190 mil. Veja preços, consumo de 18 km/l e como a isenção de IPVA em SP gera economia de R$ 21 mil

A Toyota lançou o Yaris Cross no Salão do Automóvel 2025 com o título de ‘primeiro SUV compacto híbrido flex’, mas o preço inicial de R$ 161 mil chocou por ser bem superior aos rivais. Porém, uma regra fiscal específica em São Paulo pode “devolver” todo o valor extra pago pelo comprador. Acompanhe o Garagem360 e entenda!

Quanto custa o Toyota Yaris Cross?

A espera acabou, mas o susto foi grande. Disponível em pré-venda, o Toyota Yaris Cross chega às lojas com uma tabela de preços salgada, posicionando-se cerca de R$ 20.000 acima de seus concorrentes diretos. Enquanto o recém-lançado Honda WR-V parte de R$ 144.990 e o líder VW T-Cross começa em R$ 119.990, o SUV da Toyota inicia sua oferta muito acima:

Toyota Yaris Cross híbrido

Toyota Yaris Cross decepciona pelo preço alto. Foto: Divulgação

  • XRE 1.5 (Combustão): R$ 161.390
  • XRE Hybrid: R$ 172.390
  • XRX Hybrid (Topo): R$ 189.990

Porém, o grande trunfo do modelo é a eficiência, prometendo médias de até 18 km/l graças ao sistema híbrido de 111 cv combinados. Mas será que a economia de combustível paga a diferença de preço?

Como economizar R$ 21 mil

Para os motoristas do estado de São Paulo, a conta muda drasticamente. Graças à legislação estadual que concede isenção ou restituição de parte do IPVA para veículos híbridos e elétricos (até determinado valor venal ou regras específicas vigentes), o Yaris Cross pode se tornar um negócio inteligente.

Fazendo as contas na ponta do lápis:

  • Imposto: o IPVA em SP é de 4% sobre o valor do carro.
  • Economia anual: na versão XRE Hybrid (R$ 172 mil), a isenção representa cerca de R$ 7.000 por ano que deixam de sair do seu bolso.
  • Longo prazo: considerando que o brasileiro fica, em média, três anos com o carro zero, a economia total chega a R$ 21.000.
Toyota Yaris Cross híbrido

Foto: Divulgação

Ou seja: esse benefício fiscal praticamente anula a diferença de preço de R$ 20 mil em relação aos concorrentes que não são híbridos e pagam IPVA integral. É como se você recebesse um “reembolso” do valor pago a mais.

Leia também Toyota planeja Yaris Cross híbrido mais barato abaixo de R$ 170 mil

Yaris Cross oferece manutenção mais barata que Honda e VW

Outro ponto que joga a favor da Toyota é o pós-venda. A marca fixou o preço da revisão anual em R$ 549, o menor da categoria. O Honda WR-V, por exemplo, fica em uma média de R$ 608, enquanto o T-Cross da Volks tem média de R$ 790.

Segurança de série, sem “pegadinhas”

Toyota Yaris Cross híbrido

Foto: Divulgação

Para justificar o ticket alto, a Toyota não economizou em segurança. Desde a versão de entrada, o Yaris Cross sai de fábrica com 6 airbags e o pacote de tecnologias semiautônomas (ADAS):

  • Piloto automático adaptativo (ACC)
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Alerta de mudança de faixa
  • Farol alto automático

Isso diferencia o modelo do T-Cross de entrada, por exemplo, que exige a compra de versões mais caras para oferecer o mesmo nível de assistência.

Sabendo que em 3 anos você recupera os R$ 20 mil pagos a mais através da isenção de IPVA (em SP) e economia de combustível, você compraria o Yaris Cross ou ainda acha o WR-V mais negócio? Comente aqui!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.