Honda HR-V Touring ou VW T-Cross Highline: qual SUV turbo é uma melhor compra?

Os motores turbo está cada vez mais presentes nos modelos nacionais. Aqui, por exemplo, temos dois SUVs compactos que trazem este tipo de propulsor. De um lado, o alemão Volkswagen T-Cross Highline 2021 e seu 250 TSI. Do outro, o japonês Honda HR-V Touring, que usa o 1.5L Turbo. Chegou a hora de saber qual SUV turbo é uma melhor compra.

Honda HR-V Touring ou VW T-Cross Highline: qual SUV turbo é uma melhor compra?

Custando R$ 157.100, o Honda HR-V 2021 é o modelo mais caro da linha, que ainda tem as versões LX, EX e EXL. Enquanto isso, o Volkswagen T-Cross Highline é mais caro que os modelos 200 TSI e Comfortline. Os dois vivem um momento muito bom no mercado. Segundo os dados divulgados pela Fenabrave, o carro da VW é o terceiro colocado entre os SUVs compactos. Já o Honda é o quinto.

VW T-Cross Highline 2021 (Foto: Divulgação/Volkswgen Brasil)

E os dois são bem importantes para a história recente dos aventureiros urbanos aqui no Brasil. Lançado em 2014, o veículo da Honda foi um dos primeiros da atual safra de utilitários esportivos. E logo de cara virou a grande sensação por seu design diferenciado. Ele é um carro bastante robusto, visto que mede 4.329 mm de comprimento 1.772 mm de largura, 1.650 mm de altura.

Enquanto isso, o carro da VW chegou anos depois e foi um dos grandes destaques da montadora durante do último Salão do Automóvel. Ele é um dos veículos construídos com a plataforma MQB. Suas dimensões são: 4.199 mm de comprimento; 1.760 mm de largura e 1.570 mm de altura.

VW T-Cross Highline 2021 (Foto: Divulgação/Volkswgen Brasil)
Honda HR-V Touring 2021 (Foto: Divulgação/Honda Automóveis)

Ambos possuem um bom espaço interno e conseguem levar cinco passageiros com uma certa facilidade. No entre-eixos, o T-Cross é quem leva a melhor (2.651 mm contra 2.610 mm). Outro detalhe que os dois vão bem é o porta-malas. Dentre os dois veículos, é o HR-V tem o maior espaço (393 litros contra 373 l).

Motorização

Temos aqui dois veículos que usam um motor turbo. O Honda HR-V Touring é a única versão que traz um motor 1.5L Turbo 16v DOHC Duplo VTC, movido a gasolina. Sua potência máxima 173 cv a 5.500 rpm a 22,4 kgfm. Sua transmissão é a CVT de sete velocidades. De acordo com a montadora, a velocidade máxima é de 200 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundo

Entretanto, o propulsor usado pelo Volkswagen T-Cross Highline é Flex. O 1.4 TSI pode gerar 150 cv  de potência a 5.000 giros e torque de 25,5 kgfm entre 1.400-4.000 rpm. Já a sua transmissão é a automática de seis velocidades. De acordo com a VW, ele pode acelerar de 0 a 100-km/h em 8,7 segundos e sua velocidade máxima é de 198 km/h.

Consumo

Mesmo só usando gasolina, o Honda HR-V possui números melhores que seu adversário. Ele pode fazer: 11,4 km/l no perímetro urbano e 12,6 km/l no rodoviário.

Porém, o fato de beber dois tipos de combustível é a grande vantagem do motor TSI, que faz com que o T-Cross seja bastante econômico. Segundo dados do Inmetro, 11 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol). Na estrada, eles se mantém no alto: 13,2 km/l (gasolina) e 9,3 km/l (etanol).

Equipamentos de série

Tanto a Honda, quanto a VW trabalharam bem em seus veículos. Eles oferecem pacotes de equipamento de séries bastante completos. Ambos chegam com suas respectivas centrais multimídias, assistentes de direção e outros itens que facilitam a vida dos ocupantes.

O Honda HR-V Touring é um carro que possui um design inovador. Destaque para as maçanetas traseiras na coluna. O carro vem de série com seis airbags, chave inteligente, assistente de partida em aclive, ar-condicionado digital touchscreem, cruise control, assistente de partidas em aclives, assistente de estabilidade e tração, banco do motorista com regulagem de altura e bancos de couro, sistema Magic Seat Honda, assistente de tração, câmera de ré multivisão, bluetooth, Cruise Control, entradas USB, freio de estacionamento, retrovisores com função Tilt-Down, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), sensor de chuva, sensor crepuscular, teto solar panorâmico, estabilidade e sistema Honda LaneWatch.

Honda HR-V Touring 2021 (Foto: Divulgação/Honda Automóveis)
VW T-Cross Highline 2021 (Foto: Divulgação/Volkswgen Brasil)

Enquanto isso, o Volkswagen T-Cross Highline tem um visual um pouco mais discreto. Lembra muito seus irmãos Taos, Tiguan e Touareg. Dentre seus itens de série, destaque para: seis airbags, sensores de estacionamentos traseiros e dianteiros, sensor crepuscular, assistente para partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, faróis de condução diurna, sensor de chuva, ar-condicionado digital, seis alto-falantes, banco do motorista ajustável (altura e lombar), bancos de couro, espelho retrovisor eletrocrômico, luzes de leitura, sistema Kessy (acesso ao carro sem chave), volante multifuncional, vidros elétricos e travas elétricas, detectador de fadiga e sistema Start & Stop

Conclusão

Assim sendo, Honda HR-V e o VW T-Cross são carros que possuem suas individualidades e suas semelhanças. O veículo da Volkswagen leva a melhor por ser ligeiramente maior. Além de ser um carro bicombustível, que tem um espaço interno maior e com um pacote de equipamentos mais recheado.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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