Por que carros autônomos da Tesla não funcionariam no Brasil?

Os carros autônomos da Tesla dão o que falar no mundo inteiro. Esses veículos, que já foram protagonistas em filmes, séries e até na vida real, infelizmente, não dariam certo no Brasil. Mas você sabe o por quê?

Bem, pelo menos é isso o que o senso comum acredita, afinal, ainda que o nosso país caminhe em grandes passos para a adequação às novidades atuais, ainda há muito o que melhorar por aqui.

Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!

Como funcionam os carros autônomos da Tesla?

É um tanto quanto provavél que você já tenha ouvido falar nos polêmicos carros autonômos da Tesla. Seja para falar bem ou falar mal, não há como negar que eles são um tanto quanto populares.

De uma forma simples, esses veículos são equipados com tecnologias avançadas de inteligência artificial e uma série de sensores que permitem que o carro “veja” e “entenda” o ambiente ao seu redor.

Além disso, o sistema de piloto automático da Tesla combina câmeras, radar e um computador de bordo poderoso para processar dados em tempo real, permitindo que o veículo tome decisões como acelerar, frear e até trocar de faixa sem a necessidade de intervenção humana.

Um outro atrativo, o novo sistema conhecido como Full Self-Driving (FSD), que ainda está em fase de aprimoramento, oferece uma experiência de condução bastante automatizada. 

Vale destacar que a Tesla desenvolveu várias versões do software de condução autônoma, e cada atualização visa tornar o carro mais confiável e capaz em cenários complexos de trânsito.

Foto: divulgação

Fique ainda mais por dentro: Tesla brasileira: confira o motor que equipará o carro híbrido da Lecar

Afinal, por que os carros autonômos da Tesla não dariam certo no Brasil?

Bem, sem muitas delongas, um dos maiores desafios para os carros autônomos da Tesla no Brasil, infelizmente, está na condição das estradas e na infraestrutura viária em geral.

Isso porque, diferente de países onde o sistema desses veículos da Tesla é mais eficiente, aqui é comum encontrarmos estradas e ruas com pavimentação desgastada, buracos, sinalização inadequada e faixas apagadas. 

Além disso, os carros autônomos, mesmo com inteligência artificial avançada, ainda apresentam diversas limitações na identificação de certos tipos de riscos no trânsito, comuns por aqui.

Isto é, situações como pedestres que atravessam fora da faixa, motociclistas que cortam entre os carros, veículos estacionados irregularmente e motoristas que não seguem as regras podem ser um grande empecilho para a boa funcionalidade desses veículos. 

Por fim, outro fator importante são as vias com mudanças bruscas no relevo, como lombadas e valetas, que podem confundir os sensores do carro. Seja como for, a vinda deles para cá não é impossível, mas, talvez, distante.

Aproveite para conferir: Nova marca chinesa de carros desembarca em breve no Brasil; veja qual é e quando chega

 

 ↓O que você acha disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar