Por que o Toyota Yaris Hatch não vende tão bem quanto Onix e HB20?

Por que o Toyota Yaris Hatch não vende tão bem quanto Onix e HB20? Tentamos responder no post. Saiba mais.

Enquanto GM Onix vendeu 91.204 e Hyundai HB20 79.278 unidades de janeiro a novembro, o Toyota Yaris emplacou somente 20.577 unidades. 

Mas porque o modelo com a reputação da marca japonesa e um motor mais potente não consegue ter o mesmo sucesso que seu o Corolla? Nós do Garagem360 vamos tentar responder.

Toyota Yaris Hatch não vende tão bem quanto os demais hatchs - Foto: Divulgação

 

Toyota Yaris Hatch não vende tão bem quanto os demais hatchs – Foto: Divulgação

 

Por que o Toyota Yaris Hatch não vende tão bem?

Primeiro vamos fazer um pequeno comparativo dos três hatches. Para isso usaremos as versões de entrada dos três modelos: Onix 1.0, HB20 Sense 1.0 e Toyota Yaris 1.5 AT

Quanto a potência, o Yaris ganha com seu motor 1.5 Aspirado de 106 cv com gasolina e o torque, para 14,3 kgfm. 

O HB20 é equipado com motor 1.0 de 3 cilindros de 80 cv de potência e o Onix 1.0 tem motor de  80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque.

Além disso, o modelo da Toyota conta com câmbio CVT que simula 6 marchas, enquanto os concorrentes oferecem apenas o câmbio manual. 

Já no quesito itens de série, os três oferecem quase as mesmas coisas. Ainda assim, o Yaris ainda é o “mais completinho”, com:

  • alarme antifurto perimétrico
  • faróis com refletores duplos
  • luz traseira de neblina
  • ajuste do volante em altura
  • luz de teto traseira
  • espelhamento da tela de celular
  • banco traseiro bipartido (também presente no HB20)
  • indicador de temperatura externa (também presente no Onix). 

Preço e condições de financiamento podem ser a resposta

Enquanto o Onix é vendido a R$ 82.590 e o HB20 a R$ 82.290, o Yaris XL custa R$ 97.990,00 (preço do site, em concessionárias é possível obter um desconto). 

É quase o preço de um Fiat Pulse vendido a R$ 100.990. E no Brasil, o segmento de SUVs tem chamado mais a atenção do público, que pode levar em consideração pagar um pouco mais em um Pulse ou Hyundai Creta e não em um hatch.

Outro ponto é o sistema de financiamento usado pela Toyota. Veja a captura de tela abaixo:

Captura de Tela Financiamento Toyota Yaris hatch - Foto: Divulgação

 

Captura de Tela Financiamento Toyota  Yaris hatch – Foto: Divulgação

 

Note que além da entrada de mais da metade do valor do veículo, o número de parcelas é de apenas 24 vezes e ainda há uma parcela residual de quase R$ 20 mil.

Se for tentar financiar um HB20 ou Onix, o número de parcelas chega a 60, o valor da entrada representa 30% do valor do carro. 

Vale ressaltar que há outras possibilidades de financiamento, mas esta oferecida pela montadora não é uma das mais acessíveis. 

Por fim, fatores econômicos, como preços, descontos e incentivos, também influenciam nas decisões de compra. Se o Yaris Hatch não conseguir competir de maneira eficaz nesses aspectos, isso pode impactar suas vendas em comparação com seus concorrentes.

É válido ressaltar que pontos como a predileção por marca também é um fator decisivo. E por mais que a Toyota seja uma ótima montadora, que gera alto nível e confiança entre os clientes, no segmento dos hatches ela não é o nome mais forte.

De fato o Yaris se mostra uma ótima opção no segmento, e deveria ter mais espaço em vendas, uma vez que assim como os demais concorrentes tem um bom conjunto mecânico e itens de série. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA