Ele fez história aqui e em outros países; relembre a trajetória do Renault Clio

Lançado em 1990, o Renault Clio manteve uma trajetória de sucesso ao longo desses mais de 20 anos de mercado. Para se ter uma ideia, foram mais de 16 milhões de unidades vendidas em 120 países, o que lhe rendeu o status de carro francês mais vendido da história. 

Conheça um pouco mais dessa trajetória. 

Primeiro Clio
Primeiro Renault Clio chegou ao mercado em 1990 (Foto: Divulgação)

Histórias do Renault Clio 

Possivelmente você deve ter alguma história envolvendo um Clio. Pode ter sido seu primeiro carro ou o veículo que levou você e seus amigos a uma viagem inesquecível, enfim, todo mundo lembra do subcompacto. 

VEJA TAMBÉM

E o pequeno é realmente brabo. Chegando ao mercado para substituir o Renault 5, o Clio introduziu ao segmento uma série de melhorias, como chassi, equipamentos, consumo, qualidade, facilidade de uso, entre outras vantagens que foram “imitadas” por outros do segmento. Sem contar o preço, que sempre esteve entre os mais acessíveis, o que levou ao antigo slogan : “nem é tão caro assim, meu filho”.

Cada geração trouxe ao novo, um aprimoramento em relação à versão anterior. São mais de 30 anos e ainda assim o modelo continua sendo icônico na maioria dos países em que foi lançado. 

E todos os seus esforços foram reconhecidos. O Clio foi eleito por duas vezes o “Carro do Ano” na Europa. Sucesso que até hoje se mantém. São produzidas 1.400 unidades todos os dias nas unidades da Renault na Turquia (Bursa) e Eslovênia (Novo Mesto). 

Entre os mais vendidos no mundo na década de 90, algumas versões do Clio impressionaram. São elas:

Clio 16S

Lançado em 1991, a versão esportiva Clio 16S veio para substituir o Renault 5 GT Turbo. Era equipado com motor F de 1,8 l e 140 cv, visual reestilizado e grande aderência no solo. Logo também se tornaria um grande sucesso. 

Clio S

Em 1992, chegou ao mercado o Clio S, uma versão mais “forte” do subcompacto. Era equipado com motor 1.4 Energy, com câmbio de marchas escalonadas que permitia engates mais rápidos. O destaque era o ruído, igual ao dos esportivos. 

Clio Williams

Em 1993 foi lançado do Clio Williams, em referência à escuderia Williams-Renault de Fórmula 1. O motor entregava 150 cv, até então inédito para o carro. 

Clio Williams
Clio Williams chegou ao mercado como um esportivo (Foto: Divulgação)

Clio Électrique

Como pioneira nos eletrificados, a Renault lançou em 1995 o Clio Électrique com autonomia entre 80 e 100 km. Foi um modelo inovador, principalmente pela bateria, queque poderia ser carregada em uma tomada comum. 

Clio II

A segunda geração do Clio chegou ao mercado em 1998. Com design mais arredondado, a versão deu prioridade ao espaço interno. Além disso, contou com diferentes versões de motorização, incluindo um motor V6, que entregava 225 cv. 

Clio II geração
Renault Clio segunda geração só foi descontinuado em 2017 (Foto: Divulgação)

Clio III

A terceira geração do Clio chegou ao mercado em 2005 e o elevou a um novo patamar. O modelo contava com vários itens de série, dando a ele o título de Carro do Ano

Clio IV

O Clio da quarta geração foi lançado em 2012. O destaque do modelo é a identidade visual da gama Renault, o que permitiu personalizações.

Renault Clio V E-TECH

A última versão do Clio foi apresentada em 2019. O Clio V recebeu motorização eletrificada e um novo interior com vários recursos tecnológicos voltados para a assistência ao motorista. Um dos destaques é o sistema de condução autônoma de nível 2.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar