Por que não aqui? Na Itália, o motor Firefly do Argo é híbrido e faz 20 km/l
Descubra por que o Fiat Argo, que está com os dias contados no Brasil, é um sucesso na Europa com motorização híbrida e um consumo de 20 km/l.
A Fiat já confirmou o fim da produção do Argo no Brasil para dar lugar a um novo SUV compacto. A notícia pegou muitos de surpresa, já que o modelo é um dos mais vendidos do país. Talvez se ele tivesse o mesmo motor do Fiat 500 Hybrid italiano, as coisas seriam diferentes. Por lá, o consumo do Firefly 1.0 chega a 20 km/l.
A discrepância entre os mercados levanta a pergunta: por que a Fiat não trouxe essa tecnologia de ponta para o Brasil, onde poderia ter dado um novo fôlego ao Argo?
Na Itália, o motor Firefly do Argo é híbrido e faz 20 km/l
Enquanto no Brasil o Argo é equipado com motores a combustão tradicionais (1.0 e 1.3 FireFly), o Fiat 500 Hybrid, utiliza um moderno motor híbrido leve FireFly 1.0L. Este propulsor de três cilindros e 70 cavalos de potência não apenas garante um desempenho ágil, mas também promete um consumo de combustível impressionantemente baixo.
A tecnologia mild-hybrid de 12V auxilia o motor a combustão, reduzindo as emissões e o consumo sem sacrificar o prazer de dirigir. Essa motorização está combinada com uma transmissão manual de seis velocidades, que otimiza a eficiência.
A união de um motor eficiente e um sistema híbrido leve é a razão do excelente consumo, que atinge 20 km/l em testes preliminares, um valor que atrai quem busca economia e sustentabilidade.
Já o Panda (possível substituto do Argo), é equipado com um híbrido turbo de 1,2 litros e 3 cilindros, entrega até 110 CV de potência combinada.
Mais do que motor: Tecnologia e segurança que o Argo não tem
As diferenças entre os modelos não se limitam ao motor. O Fiat 500 Hybrid europeu é um carro com tecnologia e segurança de ponta. Ele conta com o sofisticado sistema Uconnect 5, que vem com uma tela de 10,25 polegadas, e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, oferecendo uma experiência de conectividade superior.
Além disso, o modelo é equipado com os mais recentes Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e sensores de estacionamento. Esses recursos, essenciais para a segurança em ambientes urbanos e rodoviários, reforçam a atenção da Fiat com as necessidades dos clientes mais exigentes.
Leia aqui: Fiat Topolino elétrico de R$ 200 mil chega ao Brasil e é ‘proibido’ de rodar nas ruas
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.