Polêmica: Hilux e SW4 têm vendas suspensas após investigação de fraude

Confira como as vendas da Hilux e SW4 podem ser afetadas

A Toyota suspendeu a venda de, pelo menos, 10 carros com motores a diesel. Entre os veículos afetados, estão: Hilux e SW4.

A medida foi tomada após o comitê investigativo especial descobrir que a afiliada da montadora japonesa fraudou testes de certificação de três famílias de propulsores.

O anúncio da suspensão foi feito pela própria fabricante que, recentemente, atingiu o marco de 2 milhões de unidades produzidas na Argentina do Hilux e SW4. A seguir, o Garagem360 revela mais detalhes sobre o caso. Confira! 

Toyota Hilux (Foto: Divulgação)
Toyota Hilux (Foto: Divulgação) 

Caso Toyota: por que a produção dos veículos foi interrompida? 

A Toyota Industries Corporation (TICO), que desenvolve os motores, costuma usar um software durante os testes de certificação.

Porém, ela recorreu a uma versão diferente daquela aplicada na produção em série dos motores. A ideia dessa estratégia era que os veículos alcançassem potências e performances mais suaves e que com menos oscilações. 

Leia também: Toyota Hilux e SW4 atingem marco de 2 milhões de unidades produzidas

Quais foram os modelos afetados? 

A suspensão atinge a produção em todo mundo. Ela inclui os seguintes carros: 

  • Hilux  

  • SW4

  • Land Cruiser 300

  • Hiace

  • Innova

  • Lexus LX500D

Toyota SW4 (Foto: Divulgação)
Toyota SW4 (Foto: Divulgação)

O que disse a Toyota?

De acordo com a montadora, os carros que passaram por esse processo atendem aos padrões de potência do motor. E, segundo a companhia, o uso de motores ou automóveis não precisa ser interrompido. 

Apesar desse comunicado, a fabricante parou a comercializou e ainda não informou quando a produção será retomada. 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

 

Segundo o porta-voz da Toyota os problemas da companhia estão relacionados à  “suavização” das curvas de potência e torque. Ele ainda reforça que: 

“Isto não tem qualquer impacto nas emissões ou na segurança dos veículos afetados”, assegurou. 

Já o CEO da Toyota, Koji Sato, explicou, em entrevista coletiva, que a fabricante japonesa usou 36.000 dos motores afetados pela investigação a cada mês. Esses dados se referem não só ao seu país de origem, mas em todo mundo. E, segundo o executivo, isso corresponde a 432.000 unidades por ano.

O que disseram as autoridades japonesas? 

Em comunicado oficial, o Ministério dos Transportes do Japão exigiu que a Toyota Industries solucionasse os problemas de gestão relacionados aos testes de motores. Além disso, foi informado que serão feitas novas inspeções e, caso seja necessário, serão aplicadas penalidades para a companhia. 

“A fraude é um ato que mina a confiança do usuário e abala os próprios alicerces do sistema de certificação automotiva”, destaca o ministério.

O Garagem360 continua acompanhando mais detalhes dessa suspensão. E, assim que tiver mais novidades, publicaremos por aqui. 

Confira também: Lula ganha carro de mais de meio milhão da BYD. Como ficam os impostos?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA