Picape da BYD tem atributos para competir com Ranger, Amarok, Hilux e S10?
Picape da BYD tem atributos para competir com Ranger, Amarok, Hilux e S10? Tentamos explicar no post com uma pequena comparação.
A BYD apostou suas fichas na Shark para o mercado brasileiro. A picape da BYD chega com a ambição de competir com as tradicionais líderes do segmento, como Ford Ranger, Amarok, Hilux e S 10.
Mas será que a Shark possui os atributos necessários para conquistar seu espaço nessa categoria tão competitiva? Tentamos responder no post.
Shark – Picape da BYD vale a pena?
A Shark é uma picape plug-in que se destaca pela combinação de motor a combustão com elétrico, proporcionando uma experiência de condução mais eficiente, econômica e sustentável.
A autonomia em modo elétrico e a possibilidade de recarga externas são atrativos que fazem do modelo o mais econômico da categoria. De acordo com medições do Inmetro, a BYD Shark faz 24,6 km/l de gasolina na cidade e 19,9 km/l na estrada.
Ela também ganha das concorrentes em termos de desempenho. Seu motor 1.5 turbo associado ao motor elétrico geram ao todo 437 cv de potência e torque de 65 kgfm.
Atualmente é a mais potente do mercado brasileiro (e a mais rápida também). A aceleração é de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
É potência aliada a agilidade e um design moderno. Com linhas marcantes, a BYD Shark transfere essa agressividade para seu visual, que como o nome sugere, foi inspirada no tubarão.
Mais equipada da categoria
Por dentro, toda a tecnologia que a marca chinesa tem de melhor para o público brasileiro. É tanta coisa que é melhor listar:
- head-up display – projetor de informações como velocidades e navegação no para brisa
- Painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas
- Central multimídia com tela giratória de 12,8 polegadas
- 6 airbags
- Sistema de som Dirac com 8 falantes
- Carregamento por indução para celular
- Compatibilidade com cartão NFC
- GPS integrado
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Frenagem autônoma de emergência
- Assistente ativo de faixa
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Sensor de ponto cego
- Alerta para abertura de portas
- Câmera 360º
- Alerta de tráfego cruzado, entre outros itens.
Picape da BYD perde em termos de carga
A BYD Shark não é perfeita e perde no que muitos compradores mais prezam, que é a capacidade de carga. O lançamento chinês dispõe de 835 kg de carga e 2.500 kg de capacidade de reboque, enquanto os seus concorrentes oferecem:
- Ford Ranger: 1.071 kg de capacidade de carga – 3.100 kg de reboque.
- Toyota Hilux: 1.190 kg – 3.500 kg de reboque.
- Chevrolet S10: 1.580 kg – 3.500 kg de reboque.
- Amarok 1.104 kg – 2.710 kg de reboque.
Picape da BYD tem preço competitivo
Com tantos atributos a mais, é de se esperar um preço muito mais elevado que as concorrentes, o que não é verdade.
Embora seja mais cara, BYD Shark, vendida a R$ 379.800, tem um preço competitivo em relação as demais picapes, as quais são precificadas da seguinte forma:
- Toyota Hilux GR-Sport – R$ 371.390
- Ford Ranger Limited – R$ 351.990.
- Chevrolet S10 High Country – R$ 311.990
- VW Amarok Extreme – R$ 354.999
No final, modelo chinês ganha em potência, agilidade, tecnologia embarcada, talvez no design, mas isso é subjetivo. Perde em capacidade de carga e no preço.
Então, qual dessas picapes você prefere? As tradicionais ou a moderna? Responda nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.