Peruas, minivans e até hatches médios: veja segmentos ameaçados de extinção
Nos últimos tempos, o mercado automobilístico brasileiro tem vivenciado algumas mudanças. Segmentos que antes estavam entre os favoritos dos consumidores...
Nos últimos tempos, o mercado automobilístico brasileiro tem vivenciado algumas mudanças. Segmentos que antes estavam entre os favoritos dos consumidores têm se curvado para os que estão na moda. As peruas, que eram símbolo de carro familiar até os anos 90, foram ofuscadas pelas minivans na década passada. Essas, por sua vez, agora perderam terreno para os SUVs.
Só que a moda dos utilitários esportivos não tem vitimado somente peruas e minivans. Os hatches médios eram sinônimo de veículos esportivos e desejados pelo público mais jovem. Hoje, as vendas são tão baixas que em novembro o segmento representou cerca de 1% das vendas de automóveis novos, segundo os dados da Fenabrave.
A vida das picapes compactas também já foi mais fácil. Até poucos anos Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Ford e Peugeot tinham veículos na disputa. Atualmente somente as três primeiras seguem, sendo que a Strada e a Montana não são atualizadas há um bom tempo.
Nesse caso, o surgimento das intermediárias Fiat Toro e Renault Duster Oroch ofuscou um pouco as menores. É verdade que Strada, Saveiro e Montana seguem com boas vendas, mas a primeira está há 20 anos no mercado sem grandes alterações. A da VW é mais moderna, mas já conta com 8 anos de estrada. Já a da Chevrolet foi lançada em 2010 e até hoje conserva a frente do Agile, que foi descontinuado em 2014.
Para ilustrar a situação, confira na galeria especial alguns veículos desses segmentos que correm risco de extinção.
Fiat Adventure (e Weekend): sem mudanças há pradicamente 10 anos, a perua compacta é uma das poucas representantes do segmento que segue em linha |Foto: Divulgação
Assim como a rival da Fiat, a Volkswagen Spacefox não recebe uma grande atualização há anos. Como o nascimento da nova família Polo seu futuro é incerto |Foto: Divulgação
Assim como a rival da Fiat, a Volkswagen Spacefox não recebe uma grande atualização há anos. Como o nascimento da nova família Polo seu futuro é incerto |Foto: Divulgação
Importada do México, a Volkswagen Golf Variant é uma das poucas opções de perua média que ainda é vendida no Brasil |Foto: Divulgação
Importada do México, a Volkswagen Golf Variant é uma das poucas opções de perua média que ainda é vendida no Brasil |Foto: Divulgação
Importada do México, a Volkswagen Golf Variant é uma das poucas opções de perua média que ainda é vendida no Brasil |Foto: Divulgação
A Renault Grand Tour é um exemplo dessa mudança de cenário. Em 2012, sua produção foi interrompida para dar espaço ao Renault Duster |Foto: Divulgação
Além das peruas, os hatches médios também estão ameaçados pela popularização dos SUVs. O Chevrolet Astra vendia bem e estava sempre entre os mais emplacados do País. Seu sucessor moderno, o Cruze Sport6 é o líder do segmento, mas suas vendas são bem mais baixas que as de antigamente |Foto; Divulgação
Chevrolet Cruze Sport6 |Foto: Divulgação
Chevrolet Cruze Sport6 |Foto: Divulgação
O Volkswagen Golf de quarta geração viveu o auge do modelo no Brasil entre os anos 1990 e 2000. Hoje nem mesmo a moderna sétima geração consegue emplacar bem |Foto: Divulgação
Volkswagen Golf |Foto: Divulgação
Volkswagen Golf |Foto: Divulgação
Assim como seus dois rivais, o Ford Focus também já teve dias mais gloriosos no Brasil |Foto: Divulgação
Assim como seus dois rivais, o Ford Focus também já teve dias mais gloriosos no Brasil |Foto: Divulgação
A Fiat Strada segue sendo a picape mais vendida do País, mas já não é atualizada há 4 anos. Pior, seu projeto é o mesmo do lançamento e está prestes a completar duas décadas |Foto: Divulgação
A Fiat Strada segue sendo a picape mais vendida do País, mas já não é atualizada há 4 anos. Pior, seu projeto é o mesmo do lançamento e está prestes a completar duas décadas |Foto: Divulgação
Mais moderna que a rival da Fiat, a Saveiro foi repaginada em 2016. Porém, seu projeto é de 2009 |Foto: Divulgação
Mais moderna que a rival da Fiat, a Saveiro foi repaginada em 2016. Porém, seu projeto é de 2009 |Foto: Divulgação
A Chevrolet Montana também consegue bons desempenhos em vendas, mas desde 2010 não passa por uma mudança profunda |Foto: Divulgação
A Chevrolet Montana também consegue bons desempenhos em vendas, mas desde 2010 não passa por uma mudança profunda |Foto: Divulgação
A Renault Scénic foi um dos símbolo da era de ouro das minivans, que hoje estão praticamente sem representantes no Brasil |Foto: Divulgação
A Renault Scénic foi um dos símbolo da era de ouro das minivans, que hoje estão praticamente sem representantes no Brasil |Foto: Divulgação
Na metade da década passada a Renault até importou a segunda geração da Scénic, mas o modelo nunca emplacou |Foto: Divulgação
Renault Grand Scénic |Foto: Divulgação
A Chevrolet Zafira também foi um dos símbolos dessa era, sendo a preferida das famílias grandes por conta de seus sete lugares |Foto: Divulgação
A Chevrolet Zafira também foi um dos símbolos dessa era, sendo a preferida das famílias grandes por conta de seus sete lugares |Foto: Divulgação
Hoje, a Chevrolet Spin reina praticamente sozinha no segmento |Foto: Divulgação
Chevrolet Spin Activ |Foto: Divulgação
Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso são chamados por risco de abertura do capô | Foto: Divulgação
Outro modelo que segue abandonado no mercado nacional é o Fiat Dobló. O familiar está em linha desde 2002 sem grandes alterações |Foto: Divulgação
Outro modelo que segue abandonado no mercado nacional é o Fiat Dobló. O familiar está em linha desde 2002 sem grandes alterações |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.