Você já ouviu falar no novo sistema de pedágio Free Flow? Trata-se de um método de cobrança um tanto quanto moderno que isenta o condutor da necessidade de parar nas catracas e efetuar o pagamento manualmente.
A novidade é implementada pouco a pouco nas regiões do país, mas já é hora de entender melhor como esse novo pedágio funciona e evitar surpresas quando passar por alguns deles. E claro, evitar a multa por evasão.
Fique por dentro de todos os detalhes com o Garagem360!
Como funciona o pedágio Free Flow?
Quem nunca passou por um pedágio e precisou esperar uns bons minutos até que chegasse a sua vez de pagar?
Bem, apesar disso ser bastante comum, agora, com o novo sistema do pedágio Free Flow essa situação ficará mais rara.
Isso porque a novidade funciona através da cobrança automatizada. Ou seja, os condutores não precisam mais parar para que o valor do respectivo trecho seja cobrado.
O que acontece é que as câmeras e sensores desse tipo de pedágio funcionam através da identificação da placa veicular, e a partir daí, emitem a cobrança para cada automóvel.
No entanto, é preciso destacar que, apesar do processo da cobrança ser automatizado, ainda é preciso realizar o pagamento manualmente, mas de uma forma diferente do que a que estamos acostumados.
Aproveite e veja também: Bandidos usam o esquema do novo pedágio Free Flow para aplicar golpes! Conheça
Como pagar a tarifa do Free Flow?
- Através do pagamento automático para quem possui TAG
- Através do link oficial disponibilizado por cada localidade
- Através dos aplicativos oficiais, também disponibilizados por cada localidade
Vale destacar que, após passar pelo Free Flow, o condutor tem até 15 dias para realizar o pagamento da respectiva tarifa.
Mas como saber quando passei pelo pedágio? Bem, isso é simples. Para facilitar, há placas de identificação que sinalizam a presença do Free Flow. A partir daí, é só realizar o pagamento no prazo determinado.
O que acontece se não pagar o pedágio?
- Multa por evasão de pedágio
- Pagamento de R$ 195,23
- Cinco pontos adicionados à Carteira Nacional de Habilitação
No caso do Free Flow, especificamente, é comum que as passagens demorem até 48 horas para que passem a constar no sistema.
Por isso, pode ser interessante aguardar esse período antes de consultar a tarifa e evitar que o pagamento caia no esquecimento.
Fique por dentro: Comprou carro batido? Veja os riscos que você corre