Por R$ 119.990 você leva para sua casa o Chery iCar, o carro elétrico mais barato do Brasil. Pequeno e com boa autonomia, o modelo chegou ao mercado com o apelo de ser um veículo urbano versátil, mas será que vale a pena apostar?
Chery iCar, o carro elétrico mais barato do Brasil
Lançado no Brasil em junho de 2022, o iCar sempre brigou para ser o mais barato, no entanto após a chegada do BYD Dolphin, o subcompacto ficou ainda mais em conta. Hoje, vendido é R$ 15 mil mais barato que o próximo da lista, o JAC e-JS1, vendido a R$ 135 mil.
Mas quais as características do iCar? Trata-se de um subcompacto de 3,20 m de comprimento (40 cm a menos que um Fiat Mobi), alimentado com motor elétrico capaz de gerar:
VEJA TAMBÉM
- 45 kW (61 cv) de potência
- 5,3 kgfm de torque máximo
- 0 a 50 km/h em 6 segundos
- velocidade máxima é limitada a 100 km/h
A bateria de 30 kWh, fornece uma autonomia de 282 km (WLTP) ou 197 km, de acordo com o INMETRO.
Em termos de design, o Chery iCar certamente chama a atenção. Com linhas modernas e elegantes, o carro apresenta um visual sofisticado.
Só olhando não dá para imaginar que boa parte da estrutura é feita em alumínio e plástico, a exemplo da tampa do porta-malas e do capô. Tudo para manter seus pouco mais de 950 quilos, aumentando assim o desempenho do pequenino.
Por dentro, não oferece muito espaço, mas comporta bem seus quatro passageiros (se não forem muito altos). Seu sistema de infoentretenimento conta com painel multimídia com tela touch de 12,5 polegadas.
Opinião do dono
Por ser uma carro relativamente novo, ainda há poucos relatos na internet sobre o modelo e seu desempenho no cotidiano.
Nos poucos encontrados, a agilidade e a economia são destacadas como pontos positivos. Além disso, um dos proprietários que compartilhou seu parecer sobre o veículo fala que se trata de um carro gostoso de dirigir, com bom acabamento e confortável.
No entanto, ele também ressalta alguns problemas, como a falta de espelhamento para Android, assim como o Apple Car, porta-malas pequeno e altura baixa que raspa nas lombadas irregulares.
Em linhas gerais, o iCar não surpreende tanto, mas vale a pena dependendo das necessidades e preferências do comprador. Se você busca um carro para percursos curtos e não quer mais gastar com gasolina, o subcompacto vai te atender.
Agora, se você quiser um carro para viajar sempre que tiver um feriado ou férias, talvez ele não seja a melhor escolha, visto a autonomia.
Veja também: Fiat lança carro elétrico que pode ser conduzido por pessoas de 14 anos